Vacinação contra gripe acaba nesta sexta; 84% do público-alvo se vacinou até agora

vacinacao

vacinacao

A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (22) após duas prorrogações do Ministério da Saúde para que a meta inicial de 54,4 milhões de vacinados fosse atingida. Algumas cidades, como o Recife, no entanto, decidiram prorrogar a campanha até segunda-feira (25) em face do jogo do Brasil.

A campanha de vacinação começou no dia 23 de abril e o primeiro prazo assinalava para o término no dia 1º de junho. Até quinta-feira (21), a pasta informou que 84% do público-alvo havia se vacinado.

A imunização contra a gripe é feita de forma sazonal (todos os anos antes do inverno) e não está disponível o ano inteiro no calendário de imunizações do ministério.

Dentre aqueles com indicação para a vacina, o ministério informa que crianças tiveram a menor cobertura vacinal (66,7%). Já os professores, foram os que mais se vacinaram (98%).

O número de mortes de crianças também triplicou em 2018. Foram 44 óbitos até junho, contra 14 óbitos no mesmo período em 2017. No total, o Brasl registrou 3.122 casos de influenza em todo o país e 535 óbitos.

A vacina contra a gripe é indicada para pessoas mais suscetíveis à transmissão (como professores e profissionais da saúde) e também para aqueles com maior risco de complicações graves (gestantes e idosos).

O Ministério da Saúde informa que a indicação segue parâmetros da Organização Mundial da Saúde e de estudos feitos pela pasta.

Quem tem indicação para a vacina gratuita:

  1. Professores da rede pública e privada;
  2. Profissionais de saúde;
  3. Crianças entre 6 meses e cinco anos (estão com a menor cobertura);
  4. Gestantes;
  5. Mulheres com parto recente (com até 45 dias);
  6. Idosos a partir de 60 anos;
  7. Povos índigenas;
  8. Portadores de doenças crônicas;
  9. População privada de liberdade (inclui funcionários do sistema prisional e menores infratores).

Sudeste tem a menor cobertura vacinal

Em relação às regiões, o Sudeste apresentou o menor índice de vacinados, com 77,2% de do público-alvo imunizado, informa o Ministério da Saúde. Confira a distribuição da cobertura vacinal por região.

OUTRAS NOTÍCIAS