Mutirão de combate ao câncer acontece neste sábado com atendimento gratuito

Dermatologistas em todo o país participam de mutirão preventivo de câncer de pele

Dermatologistas em todo o país participam de mutirão preventivo de câncer de pele

A Bahia fará parte do mutirão nacional de combate ao câncer de pele no próximo dia 29. Há 15 anos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia elege o último sábado do mês de novembro para realizar uma grande mobilização voltada à conscientização dos riscos do câncer de pele, o mais comum do país. Neste ano, 4 mil médicos voluntários tem previsão atender 35 mil pacientes em 136 postos distribuídos pelo Brasil.

Na Bahia, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional (BA), organizou um grande esquema para atender a população. Cinco cidades vão participar do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele. São cerca de 200 profissionais envolvidos, entre médicos e auxiliares. Além de Salvador, Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Ilhéus terão ações específicas.

A presidente da SBD-BA, Ariene Paixão, acredita que o número de atendimentos seja 40% maior do que no ano passado. “Esperamos atender mais de mil pacientes em todo o estado. É uma iniciativa muito importante, para alertar, orientar e diagnosticar a população. Cerca de 10% do público que passou pelos consultórios ao longo desses anos da campanha tiveram suspeita de câncer de pele”, detalha.

Atendimentos

Em todo o estado, os atendimentos acontecerão das 9h às 13h, no dia 29 de novembro. Na capital, a iniciativa acontece no Cican (Centro Estadual de Oncologia) e no Hospital Aristides Maltez. Em Feira de Santana na Secretaria Municipal de Saúde, em Alagoinhas, no Semel (Serviço Médico Especializado), em Ilhéus na Clínica AMO (Assistência Multidisciplinar em Oncologia), que fica na Avenida Soares Lopes e em Vitória da Conquista no Centro Educacional Thompson.

Pacientes de risco são o foco da ação

A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil, o câncer da pele. Se uma pessoa tem qualquer um dos fatores que podem levar a doença deve comparecer aos postos no dia 29 de novembro e realizar o exame preventivo gratuito:

– Pessoas com histórico de câncer de pele na família;
– Indivíduos com pele muito clara, que costuma ficar com vermelhidão e nunca bronzeia;
– As pessoas com cabelos claros;
– Com olhos claros;
– Que possuem pintas pelo corpo;
– Que já sofreram queimaduras pelo sol;
– Que possuem sardas na face e/ou ombros;
– Que já tiveram câncer da pele;
– Que ficaram expostas por um longo período ao sol sem proteção;
– Que possuem pinta que muda de cor;
– Que tem feridas que não cicatrizam;
– Os idosos.
– Os albinos.

OUTRAS NOTÍCIAS