Em grupos de WhatsApp, jogadores se organizam para que Brasileirão não tenha rodada final

img_7516

img_7516

Em função da tragédia que vitimou 71 pessoas no acidente aéreo da Chapecoense, atletas de diferentes clubes do futebol brasileiro começam a se organizar para que o Brasileirão não tenha a última rodada disputada.

Em grupos de WhatsApp, jogadores conversam e tentam arquitetar uma decisão coletiva. O objetivo, com isso, é passar uma mensagem de solidariedade aos 19 atletas mortos na Colômbia.

Apesar de lutar contra o rebaixamento, elenco do Inter já foi a público nesta quinta-feira para pedir que a rodada não seja disputada, decididos a aceitar a queda se a mobilização for uma ação coletiva. Boa parte do grupo do Palmeiras, campeão brasileiro, também é contrário a ir a campo na última rodada. Em outros clubes, alguns atletas afirmaram desconhecer a iniciativa.

O não envolve as diretorias, é uma ação de atletas, sendo assim embrionária. O desejo dos jogadores é que a iniciativa cresça e seja unânime, abarcando os 20 clubes que disputam o campeonato. Ela parte de atletas experientes – alguns deles formaram a organização do Bom Senso FC e pertencem a clubes variados.

A totalidade de adeptos também pode evitas punições por parte da CBF. Eles entendem que quanto mais clubes participarem, menos poder a entidade terá para eventuais sanções para quem não for a campo. Pois, se uma equipe que deixar de comparecer para jogar pode ser excluída da competição – desde que isso influencie na situação de terceiros na tabela. Por isso, a ação coletiva inibiria a punição. O STJD não teria, politicamente, como excluir todas as equipes do campeonato. Daí a busca dos atletas por um movimento coletivo.

Fonte| G1

OUTRAS NOTÍCIAS