Crianças que sofrem violência podem se tornar abusadores

evento_nnepa copy

evento_nnepa copy

“Crianças submetidas à violência doméstica podem ser os futuros abusadores”. Esta foi uma das preocupações abordadas pela enfermeira e professora mestre Jacqueline Reiter de Oliveira nesta quarta-feira, 20, no primeiro dia da formação sobre violência infanto-juvenil no contexto escolar. O evento, que prossegue até amanhã na Fundação Senhor dos Passos, é realizado em parceria entre o Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e na Adolescência (NNepa/UEFS) e a Secretaria Municipal de Educação.

Jacqueline Oliveira abordou a situação da violência sexual em Feira de Santana, suas causas e consequências. “Se não sabemos os direitos e os deveres das crianças, como vamos orientá-las?” indagou. “É preciso reconhecer que esse grupo vitimado ainda está em formação e essas crianças poderão se transformar nos próximos agressores, nós precisamos ajudá-las”, defende.

A coordenadora do NNEPA, Maria Conceição Costa, apresentou o projeto Rede Social de Proteção e Enfretamento da Violência na abertura do encontro. De acordo com ela, os professores precisam ser capacitados a fim de estarem aptos a lidar com esta situação (a violência), “para que sejamos assim mais do que formadores”, acredita.

Professores da rede municipal de ensino e representantes da Guarda Municipal participaram do primeiro dia da formação que tem como objetivo orientar e conscientizar sobre temas importantes envolvendo as diversas formas de violência no ambiente escolar.

A programação desta quinta-feira, 21, aborda a degradação familiar em consequência da violência e das drogas e sua interferência no contexto escolar, assim como o uso frequente e abusivo de álcool e outras substâncias psicoativas. Os participantes também serão orientados sobre como proceder para registrar e encaminhar casos de violência.

OUTRAS NOTÍCIAS