“Zumbi dos Palmares, um negão guerreiro que lutou contra a escravidão”, diz vereador Paulão após Felipe Freitas ganhar medalha que leva nome de figura histórica na Câmara Municipal e parabeniza secretário de direitos humanos da Bahia

WhatsApp-Image-2023-11-14-at-15.28.05

Nesta manhã de terça-feira (14), na Casa Legislativa o vereador Paulão do Caldeirão (PSC) parabenizou o secretario de Direitos Humanos do Estado da Bahia, Felipe Freitas, após ganhar medalha Zumbi dos Palmares concebida pela Câmara Municipal de Feira de Santana. Após uma fala errônea do vereador Edvaldo Lima (MDB), em que ele assimilava Zumbi dos Palmares ao sincretismo religioso, o edil Paulão fala brevemente sobre a historia do guerreiro africano.

“O vereador Edvaldo Lima não entendeu, tenho certeza que não foi por maldade. Mas o Felipe, que ocupa uma pasta tão importante aqui em Feira de Santana, que orgulha a nossa Bahia, o Felipe Freitas, o cara competente, preparado pra assumir qualquer cargo hoje na Bahia e no Brasil, parabenizar essa casa, o vereador Silvio Dias, por essa honraria, está de parabéns. E Zumbi do Palmares, eu fui presidente do Grêmio Estudantil, do Assis, por vários anos, nós colocamos o nome de Zumbi dos Palmares. Um negão, guerreiro que lutou, né, que lutou contra a escravidão, contra a desigualdade, e eu não posso levar o Zumbi dos Palmares, que lutou, a misturar com o secretismo religioso. Não tem nada a ver. Zumbi dos Palmares é uma coisa, e o secretismo religioso é outra coisa. O Zumbi do Palmares que eu conheço, era um negão que lutava pelas causas ideais, pela defesa do nosso povo negro, e está de parabéns o nosso secretário, que é um negão que se orgulha de ser negro”, comenta.

Segundo o vereador, é uma honra para a Casa Legislativa conceber essa homenagem no mês da Consciência Negra, em que é celebrado no dia 20 de novembro o nascimento de Zumbi ao feirense Felipe Freitas que ocupa um papel tão importante no Estado da Bahia.

“E o nosso governador, Jerônimo Rodrigues, está de parabéns, o representante de Feira de Santana, que encontrou em Felipe competência, coragem, determinação, e essa casa está de parabéns por outorgá-lo com essa medalha tão importante, e deixa claro, de uma vez por todas, nada a ver, Zumbi dos Palmares, o secretismo religioso ou qualquer outra coisa qualquer. Zumbi dos Palmares, a sua história viva, de lutador, porque naquela época era muito difícil se levantar contra os senhores ingênuos, os senhores feudais, os grandes fazendeiros, que chicotearam o negro, que aprisionavam o negro. E se levantou o negro que, contra tudo e contra todos, enfrentou, arriscou a sua vida em defesa de uma categoria discriminada e escravizada. Esse é o Zumbi dos Palmares, que eu represento, que eu conheço, e o que passa disso não pertence à nossa história”, concluiu o edil.

Redação/ Domynique Fonseca.

OUTRAS NOTÍCIAS