Veja como os lojistas virtuais estão se preparando para a Black Friday

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A Black Friday é uma das principais dadas para o varejo e, consequentemente, para o comércio eletrônico. De acordo com a consultoria especializada E-bit, neste ano a data, que será comemorada no dia 23 de novembro, promete ter um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. As categorias de produtos mais desejadas devem ser: eletrônicos (39%), eletrodomésticos (33%), artigos de telefonia e celular (25%), informática (24%), moda (19%) e cosméticos (18%).

Ainda de acordo com dados apresentados por Gabriela Comazzetto, diretora de negócios do Facebook, cerca de 80% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday. Investir em estratégias de marketing em dispositivos móveis é fundamental, já que 89% dos brasileiros com internet assistem a vídeos pelo celular e 85% disseram que enviaram alguma mensagem de texto para empresas na última edição da Black Friday.

Com base nesses dados, é necessário que os e-commerces se preparem para atender a esse público da melhor forma possível, a fim de conseguir um bom faturamento com essas compras. As vendas também costumam ocorrer uma semana antes do dia oficial da Black Friday, período no qual as lojas já começam a oferecer descontos para os consumidores. Os usuários utilizam a data para realizar uma compra que antes não era possível e também para antecipar presentes de Natal. Abaixo, confira algumas dicas para você se preparar para esse grande evento para o comércio.

1 – Use o marketing digital ao seu favor

Utilizar estratégias digitais de marketing é essencial para divulgar o seu negócio e as ofertas que você pretende disponibilizar. Em meio a tantas empresas e produtos, você precisa se destacar de alguma forma. Avalie qual o canal de comunicação mais adequado para seu público e invista em Google Ads, Facebook Ads, divulgações por meio de e-mail e outras redes sociais. Também faça uso da produção de conteúdo e de técnicas de otimização para motores de busca (SEO), para aparecer de forma orgânica nas pesquisas feitas pelos usuários.

2 – Prepare a infraestrutura

Como o volume de acessos é grande nesse período, é necessário que você reforce a infraestrutura da sua loja virtual. Componentes básicos como ferramentas antifraude já devem fazer parte da estrutura de vendas para que os consumidores façam compras com segurança. Mas, além disso, é necessário observar se o servidor é capaz de suportar os acessos durante o período. Se for preciso, entre em contato com o fornecedor com certa antecedência para aumentar a capacidade, sem deixar para última hora.

3 – Pratique preços reais

Seja transparente com seu cliente. Uma política que passou a ser utilizada no Brasil com bastante frequência foi o aumento de preços de alguns produtos em semanas que antecediam a Black Friday. Quando chegava a semana ou o dia do evento, as lojas baixavam os preços, exibindo um desconto artificial e enganoso. Recentemente, no entanto, os consumidores passaram a denunciar em massa essas empresas que praticavam preços abusivos e enganosos. Portanto, nunca engane o seu público. Essa é uma estratégia que pode te fazer perder muito dinheiro e clientes, além de ser antiética.

4 – Faça um planejamento

Para ter um bom resultado nesse dia, é necessário fazer um planejamento anterior. As campanhas em redes sociais já precisam estar programadas, bem como as estratégias de divulgação e a produção de conteúdo. Se tudo for deixado para a última hora, você certamente não vai obter bons resultados. Desde o início do ano já se consegue saber qual será a data da Black Friday, ou seja, há tempo de sobra para planejar as atividades para a data. Nessa reta final, você pode revisar as etapas e começar a executá-las conforme seu cronograma.

5 – Dê atenção ao cliente

Esse importante evento para o varejo exige muita organização. Treine os times de venda e de atendimento para que eles possam dar o melhor suporte possível aos consumidores. A logística também precisa estar completamente planejada para que haja uma eficiente entrega dos produtos. Lembre-se, também, de que os clientes podem ter dúvidas antes de fechar alguma compra e que isso pode acontecer fora do horário comercial. Portanto, organize escalas de trabalho para oferecer o melhor atendimento possível.

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