‘Varal solidário’ para ajudar mulheres vítimas de violência é montado na Deam de Feira de Santana; Saiba como doar

whatsapp-image-2022-04-08-at-16.50.24

Um “varal solidário”, para ajudar mulheres vítimas de violência, foi montado na Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam) de Feira de Santana.

No local, estão disponíveis roupas para as mulheres e seus filhos, produtos de higiene e calçados. Além disso, a delegada Clécia Vasconcelos informou que também é possível doar cestas básicas.

“Muitas vezes essas mulheres saem, literalmente, corridas de casa. Mesmo com a possibilidade de buscar os pertences, elas têm tanto medo que preferem não buscar”, explicou.

Quem quiser ajudar, basta comparecer à Deam de Feira de Santana, localizada na Avenida Maria Quitéria, e entregar os itens na recepção. Já quem necessita de ajuda, pode registrar a ocorrência e, durante o acolhimento, informar de quais itens precisa.

A iniciativa foi criada no mês de março, quando é celebrado o Dia da Mulher, e será mantida no local por tempo indeterminado. Segundo a delegada, o absorvente é um dos principais itens que as vítimas precisam.

“Eles [absorventes] são fundamentais, precisamos sair da nossa bolha, porque eu me assustei quando ouvi uma mulher dizer: ‘esse mês eu não vou precisar lavar os meus lencinhos’. Ela viu meu espanto e explicou: ‘o mais barato é R$ 4; com esse valor eu compro cuscuz e como com meus filhos”, contou.

Do início do ano até o dia 30 de março, 521 ocorrências foram registadas na Deam de Feira de Santana. Desse total, 288 eram ameaças, 72 lesões corporais, seis estupros e 163 medidas protetivas.

Informações: G1

OUTRAS NOTÍCIAS