Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Unidades escolares da rede estadual promovem atividades pedagógicas em clima de São João

Unidades escolares da rede estadual promovem atividades pedagógicas em clima de São João

Os festejos juninos na rede estadual de ensino tiveram que ser adaptados à realidade atual, que exige distanciamento social para conter a proliferação do Coronavírus. Nesta terça-feira (22), no estacionamento do Centro Estadual de Educação profissional (CEEP) Régis Pacheco, em Jequié, foi realizado o “Drive na roça”, evento marcado pela entrega do material didático aos professores e orientações para o planejamento pedagógico, ao som de músicas juninas e oferta de alimentos típicos aos docentes que passaram no circuito. Já o Colégio Estadual Lomanto Júnior, em Juazeiro, levou a alegria contagiante do São João para as Atividades Curriculares Complementares (ACCs), a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio e da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A diretora do CEEP Régis Pacheco, Fannie Sampaio, explicou que o “Drive na roça” teve como objetivo promover a integração da equipe docente, seguindo todos os protocolos de segurança, neste período de suspensão das atividades presenciais. “Para este momento, preparamos a entrega de alimentos típicos, bem como preparamos uma ornamentação contextualizada à época festiva. Os docentes passaram neste circuito e receberam as guloseimas e o material didático. Além de atenuar a saudade que o distanciamento proporciona à comunidade escolar, o momento também serviu para o aprimoramento do pedagógico por meio da disponibilização de material didático e documentos norteadores que foram entregues aos docentes”, relatou.

A professora Lilian Teixeira Rebouças, do componente curricular Projeto de Vida, considerou importante a iniciativa do “Drive na roça”, diante do contexto de pandemia. “Além da possibilidade de rever os colegas, a equipe gestora nos proporcionou a entrega de material didático para que possamos aprimorar a nossa prática docente. A comunidade escolar foi mobilizada para este momento, realizado com o distanciamento e a segurança necessários”.

No Colégio Estadual Lomanto Júnior, em Juazeiro, as Atividades Curriculares Complementares têm sido um espaço de construção e socialização do conhecimento com os diferentes níveis de ensino que a unidade oferece, como explicou a coordenadora pedagógica, Jessica Flaíne dos Santos Costa. “Sendo assim, não podíamos deixar de vivenciar a nossa cultura e tudo o que diz respeito a ela, mesmo de forma virtual, trazendo alegria, brincadeiras, caracterização com o vestuário típico da época, nosso forró e nossas danças e culinária. É possível trabalhar a cultura junina a partir dos olhares diversos das disciplinas das áreas do conhecimento, cada uma com sua contribuição específica, mas trabalhando, também, de forma interdisciplinar-integrada”, revela.

O estudante Victor Gabriel de Souza Silva, 19 anos, 1º e 2º ano da EJA, comentou sobre as ACCs realizadas pelas professoras de Ciências Humanas do Lomanto Junior. “Achei essa aula legal, porque apresentamos a nossa cultura do São João. Falamos sobre as comidas típicas, no exterior e nos estados brasileiros, e sobre os principais santos vinculados ao período junino, bem como as danças. Eu e minha equipe, por exemplo, falamos sobre o xote e fizemos um vídeo dançando”.

A colega Ester Souza, 18 anos, 2º ano, gostou muito da ACC junina, “porque nestes momentos de pandemia temos que manter o distanciamento social e, sendo assim, uma atividade virtual com animação é essencial para amenizar a situação que impede a gente de ter tarefas presenciais”.

Informações: SEC

OUTRAS NOTÍCIAS