Trump pede que Catar pare de financiar o terrorismo ‘imediatamente’

trump

trump

O presidente americano Donald Trump pediu nesta sexta-feira (9) que o Catar pare de financiar o terrorismo “imediatamente”. Segundo Trump, o emirado é historicamente um financiador do tettorismo “em um nível muito alto”. O presidente disse ainda que a cúpula da qual participou na Arábia Saudita, em sua recente viagem ao Oriente Médio, foi “o começo do fim do terrorismo”.

Neste semana, a Arábia Saudita e seus aliados romperam relações diplomáticas com o Catar, acusando o emirado de apoiar o terrorismo. O Catar é acusado por seus críticos de manter vínculos com as redes jihadistas da Al-Qaeda e do grupo Estado Islâmico, assim como com a Irmandade Muçulmana, grupo considerado “terrorista” por alguns países árabes. O Catar nega as acusações, e o Kuwait media um diálogo entre o emirado e a Arábia Saudita.

O presidente havia dito, após esse rompimento, que sua viagem à Arábia Saudita tinha compensado.

Mais cedo nesta sexta, o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, pediu que a Arábia Saudita e seus aliados atenuassem o bloqueio imposto ao Catar, alegando que o mesmo compromete a luta regional contra o extremismo. Tillerson disse que o Catar precisa fazer mais para combater o extremismo, mas que a crise não deve afetar as ações contra o grupo Estado Islâmico.

“Há consequências humanitárias deste bloqueio. Estamos vendo escassez de alimentos, há famílias separadas à força e seus filhos abandonando a escola. Acreditamos que essas são consequências involuntárias, especialmente durante o mês sagrado do Ramadã, mas elas podem ser encerradas imediatamente”, disse Tillerson.

OUTRAS NOTÍCIAS