Tropa de Neto entra em campo após PT usar chuva para atacar prefeitura

IMAGEM_NOTICIA_0 (13)

tropa do prefeito ACM Neto (DEM) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) entrou em campo, nesta terça-feira (26), para defender a Prefeitura de Salvador diante dos ataques do PT após o forte temporal que causou transtornos na cidade. O discurso do parlamentar Robinson Almeida (PT) foi um dos que mais repercutiram.

O deputado acusou Neto de não investir em obras estruturantes, como micro e macrodrenagem, que mitigassem os impactos do volume de chuva que cai na capital baiana. O parlamentar sugeriu que a gestão municipal diminuísse os dias do Festival da Virada, que terá Anitta e Alok entre as atrações nos cinco dias de festa, e aplique os recursos em obras de infraestrutura.

O deputado Tiago Correia (PSDB) ressaltou que Salvador registrou, em apenas três horas, de quase o dobro de chuva (170 milímetros) do que era esperado em todo o mês de novembro (100 mm). “Salvador talvez nunca teve um prefeito que teve tanto carinho como ACM Neto, que fez uma verdadeira revolução, principalmente em sua infraestrutura, requalificando todos os trechos de orla, inclusive, os que eram de competência do governo do estado, além de investimentos em todas as áreas da cidade”, frisou. 

Já o deputado Sandro Régis (DEM) criticou o que chama de “politicagem” daqueles que estavam criticando Neto e lembrou da tragédia ocorrida na antiga Fonte Nova. “Eles esquecem da Arena Fonte Nova. Nem precisou de chuva pra desabar, foi por outro tipo de escoamento que ela desabou. As pessoas esquecem que antes de tirar pedra, elas são vidraças. Fazer politicagem suja e esquecerem de um passado tão presente. Em menos de um mês após reformada, arquibancada desabou e morreram famílias”, frisou. 

O deputado Paulo Câmara (PSDB), por sua vez, questionou o conhecimento sobre Salvador daqueles que estavam criticando a gestão de Neto. O tucano destacou que, em anos anteriores, um volume de chuvas como o registrado nas últimas horas poderia provocar uma tragédia com vítimas, como já aconteceu em anos anteriores. Para ele, os investimentos feitos pela Prefeitura foram cruciais para evitar uma tragédia com vítimas.

PT sobe ao palanque durante temporal
O PT de Salvador também divulgou uma extensa nota com críticas à gestão municipal. No texto, o partido “se coloca solidário às famílias vítimas das consequências da forte chuva”, mas lamenta o que chama de “surpresa recorrente das autoridades municipais com um problema crônico de nossa cidade, que jamais foi prioridade e sempre vitimiza a maioria mais pobre”.

“Tamponar rios, cimentar a cidade, aterrar nascentes, impermeabilizar o solo, mudar o curso natural das águas são os caminhos mais fáceis para mergulhar a cidade em inundações e tragédias humanas. Diante de um fenômeno que se repete ano após ano, é gritante a falta de política de saneamento básico municipal na área de drenagem pluvial, além da coleta e destinação adequadas dos resíduos sólidos”, ataca o partido.

“É preciso dar fim a esse macabro ciclo de morte por soterramento e de epidemias por doenças pela falta de saneamento básico. Tudo isso é de responsabilidade de ACM Neto, que com sete anos de gestão municipal muito pouco fez para resolver essa situação, concentrando sua ação em obras de embelezamento para obter ganhos eleitorais, mas não resolveu os problemas básicos do povo da nossa cidade”, continua o PT em outro trecho, criticando ainda as obras do BRT de Salvador.

“Salvador precisa de uma transição ecológica e socioambiental, os projetos de infraestrutura devem estar em conexão com esta realidade, de forma a priorizar o bem-estar da população. Não é mais concebível, neste cenário, insistirmos em intervenções caras e agressivas ao meio ambiente, como a obra do BRT, modelo de baixa eficiência, alto impacto urbanístico e que só atende ao interesse de poucos empresários”.

Fonte: BNews

OUTRAS NOTÍCIAS