Em seu discurso no plenário na manhã desta terça-feira (31) no plenário da Câmara Legislativa, o Vereador Galeguinho SPA, teceu duras críticas a um jornalista dono de certo blog de Feira de Santana, cujo nome preferiu não citar. “Quem tem vergonha, não envergonha os outros”, disse ao ser questionado sobre quem seria o jornalista e o blog.
Segundo o Edil, a imprensa tem um papel fundamental, para propagar tudo que acontece na Casa da Cidadania, e parabenizou os profissionais que cobrem a Câmara ao iniciar seu discurso.
Porém, segundo o mesmo. “Existe um blogueirinho ai, desqualificado, falido, descompreendido e desmoralizado, que anda a muito tempo falando da minha pessoa. Logo eu que prezo muito pela minha idoneidade. Fico triste pois não gosto de trazer problemas pessoas para a tribuna, mas tem coisas que chega no limite, e este caso chegou no meu limite”, conta.
Ainda sobre o suposto blogueiro, Galeguinho denunciou que o mesmo estaria recebendo valores da Prefeitura e de outros políticos, para defender o governo e atacar vereadores da oposição, além de ser envolvido em casos de corrupção em Feira de Santana.
“Não sou eu que tenho nome envolvido em falcatruas, não sou eu que recebo dinheiro público para estar defendendo governo, encobertando os erros do governo. Eu não fui citado num dos maiores escândalos que teve em nossa cidade, com o desvio de mais de 100 milhões de reais da saúde pública. Não sou eu que era laranja dessa empresa, a Coofsaúde”, explica.
O edil continuou seu discurso pedindo respeito. “Então peço respeito, principalmente a esse, que é o único fuleiro que existe nessa cidade. Deveria ser excluído, da categoria de jornalismo, porque o que ele faz é fofocagem, e só puxa a farinha para o seu próprio saco”, diz.
Galeguinho SPA, expos sua indignação com o que segundo ele seriam calunias contra a sua pessoa feitas por este suposto jornalista e blogueiro da cidade e expos a sua trajetória de vida que mostra a pessoa idônea que é.
“Fico aqui realmente indignando, porque quem me conhece sabe, o quanto ralei, o quanto busquei para estar aqui hoje, nada na minha vida veio fácil. Eu não sou nenhum playboy mimado, sou um cara que trabalha deis dos meus sete anos de idade. Fui flanelinha, com muito orgulho, conheço a realidade, conheço os dois lados da moeda. Passei muita fome na minha vida, e não admito, que este desqualificado, este desmoralizado, me chame de moleque. Eu não sou moleque, desabafa.
O vereador então mostrou um envelope, no qual estaria um dossiê sobre o blogueiro, onde contém o detalhamento dos valores repassados a ele pelo governo municipal, além das denúncias de corrupção que caem sobre o mesmo.
“Estou aqui com todo o dossiê dele, não vou citar o nome, pois que tem vergonha não envergonha o outro, mas estou aqui com quanto ele recebe da prefeitura, e não é pouco não, é muito viu, para estar defendendo e encobertando os erros do município”, denuncia.
O Edil Pedro Cicero, contou em aparte que também já foi vítima de ataques por parte do mesmo jornalista e blog. “Também já fui atacado por este blogueiro, e uso das suas palavras, este desqualificado. Este cidadão está sendo pago pelo Prefeito para atacar inclusive o grupo dos onze”, e Galeguinho completou dizendo que “Ele ganha para isso, para falar mal dos Vereadores que não compactuam com os erros do governo”.
Em segundo aparte, o Vereador Pastor Edvado Lima explana que o dinheiro público, estaria sendo usado como moeda para chantagem. “Gostaria de parabenizar o nobre Vereador pela denúncia. O dinheiro público está sendo usado para pagar chantagens contra os vereadores eleitos pela população. Vossa excelência merece uma retratação desse jornalista, e merece também que ele seja acionado judicialmente. Isso não é jornalismo sério”, pontua.
Galeguinho então conclui sua fala, informando que irá entrar com requerimento na Câmara dos Vereadores, para que seja informado a relevância deste jornalista para a comunicação de Feira de Santana e assim estar recebendo uma soma tão alta pela Prefeitura e finaliza, “Mexeu comigo, mexeu com a cidade, todo mundo me ama, eu dou um boi para não entrar em uma briga, e dou uma boiada para não sair dela”.
O suposto jornalista e blogueiro, seria Rafael Velame, dono do Blog do Velame, e de um perfil no instagram de mesmo nome, deu resposta as alegações do vereador através de uma publicação em seu twitter pessoal.
Velame foi alvo de notícias recentemente ao comunicar que estaria deixando o jornalismo independente, mas que não deixaria o jornalismo, e que seu blog seria repassado a um outro jornalista.