SMT começa desenhar espaços para práticas de ciclismo e caminhada

stm

Por determinação do prefeito Colbert Martins Filho, a Secretaria Municipal de Planejamento juntamente com a Superintendência Municipal de Trânsito, vem trabalhando no que diz respeito à criação e adequações para ampliar o número de ciclovias em Feira de Santana. O assunto que já havia sido diversas vezes abordado pelo Jornal Folha do Estado, agora começa a ser desenhado espaços para melhorar práticas de ciclismo, bike speed, caminhada, skate e patins, na cidade.

As primeiras mudanças vão acontecer em todo o canteiro central da Avenida Maria Quitéria, a partir do cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas, na expansão da Avenida Fraga Maia, e seguindo até o bairro Papagaio, onde será totalmente revitalizado o canteiro e ajustado para a prática esportiva.

“A Seplan vem fazendo um estudo desse projeto para que ali seja implantado uma grande ciclovia, que vai servir para a prática de atividades físicas e deslocamento de quem faz uso da bicicleta. Acredito que em breve o projeto estará concluído para que a licitação possa ocorrer e a obra se realizar, como também, já existe a proposta para que a Avenida Nóide Cerqueira de que em toda a sua extensão também possa ser dotada em seu canteiro central”, explica o superintendente de Trânsito, Maurício Carvalho.

Outra avenida do município que terá mudanças nesse sentido é a Nóide Cerqueira. Hoje ela possui uma pista de caminhada até as imediações do Condomínio Irlena Marques, cerca de 2,5km partindo do viaduto, porém a avenida tem 8km e esse percurso poderá ser estendido. “Já está acontecendo um levantamento para que seja feita a ciclovia, como também uma pista de caminhada, dando um total de 8,1km. Então é outro avanço, bem como foi apresentado um projeto da revitalização do centro de Feira de Santana onde há essa preocupação e algumas das vias inclusas, a exemplo da Avenida Senhor dos Passos, também terá a inclusão de ciclovia”, diz o gestor.

Maurício ainda alerta que “à medida que forem aparecendo outros vetores, a SMT mostrará sugestões para que a prática de esportes possa ser cada vez mais incentivada”, conclui.

Bike Speed

Uma modalidade que vem se desenvolvendo cada vez mais no município é a bike speed. São bicicletas feitas para velocidade. Bicicletas speed são mais leves que outros tipos, além de terem uma arquitetura voltada para o formato aerodinâmico. Graças à moderna indústria, a bicicleta é cada vez mais leve, resistente e veloz. E é essa classe que vem mais exigindo um espaço para a sua prática.

“Existe um grupo chamado de bike speed, que são um grupo de competição, onde eles realmente precisam de espaço e alguns aparatos. Nós estamos aguardando uma reunião com o representativo desse seguimento, porque a nossa ideia é que na Avenida Nóide Cerqueira seja dada essa opção, através de pinturas de chão diferenciadas, placas com indicativos de treinos e horários estabelecidos, sinalização vertical, e colocação de cones. Estamos estudando o melhor espaço, dias e horários para esses treinos. A SMT também dará um apoio”, conta o Maurício deixando o horário entre 4 horas às 7 horas da manhã como opção.

O superintendente reforça que independente desse espaço para treinos, está sendo estudada a possibilidade de interditar, aos domingos, um espaço para que a população possa ser aberto para o público e não para o trânsito na Avenida Fraga Maia.

Informações: Folha do Estado

OUTRAS NOTÍCIAS