O Carnaval de Salvador começa amanhã (22), e para reforçar os plantões em quatro hospitais na capital baiana durante os dias de folia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vai investir R$ 1,3 milhão em três postos de testagem para a detecção de HIV/Aids, sífilis e hepatites virais, sendo dois em Salvador e um em Porto Seguro, no sul da Bahia. Caso haja casos de maior gravidade, os hospitais Geral do Estado (HGE), Roberto Santos (HGRS), Ernesto Simões (HGES) e Menandro de Faria (HGMF) estarão prontos para prestar atendimento.
Em Salvador, os postos de testagem para detecção das DSTs serão montados em Ondina, na Avenida Ademar de Barros, e outro na Barra, na Avenida Centenário, em Porto Seguro, será instalado na Passarela do Descobrimento.
Além dos testes, será realizado o aconselhamento e encaminhamento para tratamento, no caso de testes positivos. O atendimento será realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, enfermeira, bioquímico e psicólogo.
Os postos funcionarão a partir da sexta-feira (24), das 17h à 1h. Haverá ainda distribuição de mais de 2 milhões de preservativos nos circuitos da festa.
Foto: Leonardo Rattes-Sesab/Reprodução