Será que caminhar emagrece?

caminhar-emagreve-768x536

Você deve conhecer alguém que está começando a fazer caminhada em busca de perder peso. Só que tenho uma má notícia: caminhar não emagrece. Infelizmente, esse é um método pouco eficiente para atingir esse objetivo.

Hoje viemos explicar o motivo da caminhada — que é tida como um santo remédio para a maioria das pessoas — não é eficiente para a perda de peso.

 

Sabemos que o mais importante para emagrecer é o deficit energético, ou seja, gastar mais energia do que ingerir. Sabemos também que a fonte da qual essa energia gasta provém não interfere no resultado. Portanto, gastar carboidrato em vez de gordura não significa menos emagrecimento.

 
  • Andar em passos rápidos por 1 hora = 220 kcal
  • Correr em velocidade moderada (8km/h) por 30 minutos = 300 kcal

Como podemos ver, com a corrida, além de usar metade do tempo despendido na caminhada, o gasto energético foi superior em quase 50%.

Vamos pensar também no estímulo fisiológico. Na mesma situação, se imaginarmos uma pessoa de meia idade saudável, sua frequência cardíaca andando não deve chegar a 60% da frequência cardíaca máxima. Isso configura um estímulo que chamamos de débil, que não origina adaptações fisiológicas e não promove nenhuma melhora.

Existem exceções, com certeza. No caso de um idoso ou de alguém com restrições físicas, qualquer estímulo é melhor do que nada. Mas, pensando em melhora física, é necessário aumentar o estímulo gradativamente e aos poucos evoluir para uma corrida.
 

Pensando ainda na questão do emagrecimento, o gasto energético gerado pela caminhada e pela corrida continua pequeno. Se o individuo não for muito pesado (mais de 100 quilos) ou muito condicionado (maratonista), o gasto energético gerado não será suficiente para compensar uma alimentação desregrada.

Lembre-se que é muito importante conciliar seu treinamento com a alimentação para que seja possível alcançar os resultados esperados.
 

PS: Apesar de não emagrecer, a caminhada traz vários benefícios para a saúde. Entre eles melhora da circulação sanguínea; prevenção à ansiedade e ao estresse; redução do inchaço nas pernas e tornozelos; fortalecimento do coração.

Informações: Hombre

OUTRAS NOTÍCIAS