Secretaria Estadual de Saúde investiga quatro casos de sarampo no RJ

show_sarampo

show_sarampo

Quatro casos de sarampo no estado do Rio de Janeiro estão sob investigação da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Um deles teve resultado preliminar positivo, mas ainda falta confirmação do diagnóstico pelo laboratório de referência nacional da Fiocruz, segundo a secretaria. O local de provável infecção está em análise.

Caso haja confirmação, o estado do Rio de Janeiro terá o primeiro caso de sarampo, pelo menos, desde 2000. Em 2017, a vacinação contra o sarampo em crianças de até um ano de idade teve alcance de 94,8%.

O Ministério da Saúde informou que acompanha o caso suspeito de sarampo e que a amostra está sendo analisada também pelo Laboratório Central de Saúde Pública de São Paulo (Lacen/SP).

Diante da suspeita, a SES e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio realizam ações de prevenção e bloqueio da doença, inclusive com vacinação no Campus da Faculdade de Direito da UFRJ. O local de provável infecção das quatro pessoas está em análise.

O Hospital Copa D’Or, que recebeu uma jovem com suspeita da doença, disse que a paciente foi atendida “na unidade de pronto socorro com sintomas inespecíficos”.

No total, Amazonas e Roraima têm 463 casos confirmados da doença.

No Mato Grosso, um homem de 31 anos e uma mulher de 30 foram diagnosticados com sarampo, em Guarantã do Norte, a 721 km de Cuiabá. Foram os dois primeiros casos registrados após 19 anos sem notificações da doença no estado

Segundo o Ministério da Saúde, antes desses surtos nos estados de Amazonas, Roraima e Mato Grosso, o último caso da doença foi em 2016, quando houve um surto da doença no Ceará.

OUTRAS NOTÍCIAS