São Gonçalo dos Campos completa 132 anos de emancipação política

105513-3

105513-3

O município de São Gonçalo dos Campos comemora hoje (28) 132 anos de emancipação política. Com 40 mil habitantes, é conhecido como Cidade Jardim. Mesmo fazendo parte da Região Metropolitana de Feira de Santana e sendo bastante desenvolvido nas atividades industriais e comerciais, ainda mantém o charmoso clima interiorano e bucólico, ao preservar a beleza de suas praças e árvores centenárias.

Para o atual prefeito, Antônio Dessa, conhecido como Furão, as belezas naturais são as características mais marcantes do município. Nascido em Salvador e criado em São Gonçalo dos Campos, ele diz que, assim como em outros lugares do país, a violência é um problema evidente e que preocupa toda a população do município.

Furão destaca que mesmo com a crise econômica, São Gonçalo está conseguindo dar continuidade às atividades empresariais e a geração de empregos.

“São Gonçalo com essa crise que se iniciou ano passado, ainda consegue respirar mais aliviada por conta das mais de 40 empresas que foram implantadas ao longo de três administrações e 12 anos de governo. São quase 6.000 empregos na cidade e com certeza esses empregos e toda a atividade industrial está nos ajudando a atravessar essa crise monstruosa que atravessa o país e nos afeta”, afirmou.

Cidade Jardim

Terra natal de Muniz Sodré, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e intelectual conhecido no país principalmente pelos estudos na área da Comunicação Social, São Gonçalo dos Campos tem uma economia local é diversificada, porém merecem destaque a indústria fumageira e a produção avícola.

São Gonçalo dos Campos é conhecida como Cidade Jardim, pois antigamente os doentes com tuberculose iam até lá para serem tratados, uma vez que seu clima era considerado propício ao tratamento. Os primeiros desbravadores chegaram ao território onde está o município no começo do século XVII, construíram currais e iniciaram a agricultura, época em que a localidade foi nominada de Campos da Cachoeira, uma vez que pertencia a esse município.

Em seguida, uma imagem de São Gonçalo do Amarante surgiu misteriosamente no lugar e estimulou os seus moradores a construírem uma capela dedicada à santidade, onde se formou um arraial. Em progresso constante, a localidade alcançou a titularidade de município através da Lei Provincial de 28 de julho 1884, chamando-se então São Gonçalo dos Campos. Em 1931, o lugar teve o nome simplificado para São Gonçalo, mas em 1943 retomou a denominação atual.

São Gonçalo, o santo conhecido também como casamenteiro e muito popular se tornou o padroeiro do município que é famoso pelas suas celebrações religiosas, festas juninas e também sua forte atividade na agricultura em geral, pecuária e avicultura.

OUTRAS NOTÍCIAS