Rosto, axila, pescoço e coxas são lugares mais comuns que aparecem furúnculos devido ao pelo, suor e fricção

furunculo-abscesso-na-pele-1586780417856_v2_450x337.jpg

Todo mundo é capaz de reconhecer a aparência de um furúnculo. No começo ele é apenas uma erupção vermelha e dolorida na superfície da pele que, depois, se transforma em uma pequena bolsa com pus.

Diferente de uma espinha comum, porque é mais profundo e causa maior dor, é também conhecido como abscesso de pele.

Embora se trate de uma infecção comum, somente 2 em cada 100 consultas em atenção primária decorrem dessa queixa. O furúnculo pode variar em tamanho, acometer qualquer área do corpo, mas geralmente se manifesta em regiões onde haja uma combinação de pelo, suor e fricção. Rosto, axila, pescoço e coxas são alguns exemplos.

O furúnculo pode se desenvolver entre 2 dias a 3 semanas e, após a drenagem do pus, precisa de mais de 1 semana para cicatrizar. Pode até acontecer de ele se resolver espontaneamente, mas a depender de sua gravidade, será necessária ajuda médica.
.
Por que isso acontece?
Na maioria das vezes esse abscesso tem como causa uma infecção bacteriana, sendo a mais comum a por Staphylococcus aureus —uma bactéria que pode ser encontrada na superfície cutânea de muitas pessoas sem que cause algum tipo de problema.

Contudo, pode acontecer de ela penetrar na pele por meio de um folículo (bolsa que acomoda o pelo na pele), de uma picada ou um machucado.

Outras bactérias também podem estar relacionadas, como a Klebsiella, Enterobacter, e espécies de Proteus.

O uso de roupas apertadas é outro fator que pode desencadear o aparecimento de furúnculos.

Saiba reconhecer sintomas
O tamanho do abscesso pode variar entre o caroço de uma cereja e uma noz. Você ainda poderá observar as seguintes manifestações:

Calor e vermelhidão locais;
Presença visível de pus.
Em casos mais graves é notória a presença de:

Febre;
Cansaço;
Fraqueza;
Coração e respiração acelerados

Como é feito o tratamento
A depender da gravidade do furúnculo, o médico indicará mudanças de hábitos como evitar vestir roupas muito apertadas, usar antitranspirante para reduzir a umidade na pele.

Ele também poderá sugerir cuidados como fazer compressas mornas para facilitar a drenagem do pus.

Se for necessário, indica-se ainda o uso oral e tópico de antibiótico.

Quando é possível, a drenagem cirúrgica alivia o desconforto local. O problema é que ela deve ser feita no momento certo —3 ou 4 dias após o início dos sintomas. O furúnculo estará amolecido e a pele estará fina. É aí que se faz um corte local para provocar a saída do pus.

A terapia deve ser seguida pelo tempo determinado pelo médico, que geralmente é de 7 dias, mesmo que os sintomas desapareçam.

Ao agir assim, você colabora para combater a resistência bacteriana, cujo resultado é o medicamento deixar de fazer efeito para você quando for necessário usá-lo em uma outra situação

Informações:
Extraído do Uol Notícias
Foto’ Getty Image

OUTRAS NOTÍCIAS