Qual a diferença entre ser chef de cozinha e cozinheiro?

GettyImages-1215103862-1

Quem é “habitué” da gastronomia provavelmente sabe a diferença entre as funções de um chef de cozinha e um cozinheiro. Porém, para muitas pessoas, essa distinção não é tão óbvia. Mais que hierarquia, elas denotam o papel de cada profissional, que são bem distintos de um para o outro.

“O cozinheiro é o braço direito do chef dentro da cozinha. Responsável por importantes funções durante o processo de elaboração de um prato, como a preparação dos temperos, a manipulação dos alimentos e supervisão de toda a operação, garante que todos os clientes recebam os seus pedidos”, explicou o chef Gildo Amâncio ao site Band Receitas.

É também função do cozinheiro checar o estado de conservação dos ingredientes e organizar o ambiente.

Getty Images/ReproduçãoDia do Chefe de Cozinha
Chef de cozinha e cozinheiro são cargos distintos

Já o chef funciona mais como uma espécie de estrategista.

“É ele quem cria e assina os cardápios de um restaurante e lança nas receitas detalhes que transformam cada prato em uma experiência gastronômica única. Entre as atribuições, podemos destacar a função gerencial, em que atua para manter a organização de toda a cozinha, incluindo a supervisão de todos os colaboradores que compõem a equipe”, salienta Amâncio.

O chef executivo, por sua vez, planeja a preparação de alimentos; enquanto o chef de partida cuida de bancadas específicas: a de entradas, massas, doces e proteínas são alguns exemplos.

Fonte: Guia da Cozinha

OUTRAS NOTÍCIAS