Médicos peritos do INSS negam benefícios para mais de 30 funcionários da multinacional Nestlé, em Feira de Santana, devido a vínculo empregatício com a empresa

WhatsApp Image 2024-02-22 at 17.48.29

Funcionários da empresa multinacional Nestlé, em Feira de Santana, há cerca de 102 km da capital baiana, estão sendo vítimas de grave perseguição e assédio moral por parte dos gestores da empresa suíça. Os mais de 30 trabalhadores procuraram o vereador Josse Paulo Pereira Barbosa (PSC), conhecido como Paulão do Caldeirão, que atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente da Comissão de Saúde na Câmara Municipal e que tem grande liderança e influência no município, para fazerem uma denúncia grave contra a empresa e pedir suporte jurídico no acionamento do Ministério Público do Trabalho, Policia Federal e Delegacia Regional do Trabalho.

 Um trabalhador que preferiu não se identificar, por medo de represália, relatou para a equipe de reportagem do Caldeirão do Paulão que vive em constante situação de medo; “Tenho mais de nove meses sem receber salário, todos os contracheques em branco, procuro o RH e não tenho resposta, só perseguição. Não aguento mais”, lamenta.

Segundo relatos dos funcionários, dois dos atuais médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da cidade possuem vínculo empregatício com a empresa, sendo parciais e dificultando totalmente a avaliação de saúde dos pacientes. Ainda de acordo com eles, os relatórios emitidos por esses peritos não são avaliados como deveriam ser feitos, inclusive, a partir destas avaliações, estão tendo seus direitos e benefícios cerceados e negados pelo órgão e colocados como aptos para voltarem a suas atividades na empresa. Os trabalhadores também relataram os diversos problemas psicológicos que estão enfrentando, além dos longos processos trabalhistas sem êxito algum.

O edil Paulão, entrou com os requerimentos de número 05/2024 e 06/2024 na Câmara Municipal de Feira de Santana durante a sessão extraordinária da manhã de quarta-feira (21/2) que foram aprovados por unanimidade por todos edis presentes e agora ficam no aguardo de marcar uma data para que os convocados se façam presentes em audiência na Casa Legislativa.

O requerimento tem como pauta principal a solicitação da convocação da Sra. Dra. Amanda e do Sr. Dr. Mauricio, ambos peritos do INSS que, de acordo com os trabalhadores, são médicos trabalhistas da Nestlé, para esclarecerem os motivos pelos quais estão cometendo irregularidades nos relatórios médicos de pais e mães de família. Também, solicitou a convocação do Gerente Executivo do INSS de Feira de Santana, Sr. Fernando Nunes, e o Gerente Geral da multinacional Nestlé do município para prestarem esclarecimentos acerca do caso.

“Fico feliz em ajudar o próximo como homem de Deus. Entrei com esses requerimentos por ter me sensibilizado com esses pais e mães de famílias que estão passando por grandes necessidades e vieram até o meu gabinete em um momento de desespero total. Como representante do povo, não poderia deixar de ajudar aqueles que mais precisam e me calar diante das injustiças, por isso, inclusive, fui a público ontem e discursei sobre essa situação que é um verdadeiro crime. Agradeço a todos os colegas vereadores por terem aprovado por unanimidade esse requerimentos e assim possamos buscar uma solução que ajude esses trabalhadores”, finaliza o edil.

Confira abaixo imagens dos requerimentos e o vídeo do discurso na íntegra.

OUTRAS NOTÍCIAS