Programa de Hepatites Virais é referência

532014142548

532014142548

A Secretaria Municipal de Saúde oferece atendimento especializado para pacientes com doenças relacionadas ao fígado. No Programa Municipal de Hepatites Virais são realizadas consultas, exames e distribuição de medicamentos.

As hepatites virais são consideradas doenças silenciosas, nem sempre apresentam sintomas. Somente através de exames laboratoriais pode-se obter o diagnóstico. Elas provocam a inflamação do fígado e podem levar à cirrose e até ao câncer do órgão.

As hepatites são causadas por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

No Programa Municipal, que é referência, os pacientes dispõem de uma equipe multidisciplinar composta de bioquímicos, médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e técnico de enfermagem. O tratamento é gratuito.

A média de atendimentos é de 30 pacientes, por dia. O enfermeiro Matheus Farias observa o diagnóstico precoce é a melhor forma para iniciar o tratamento e evitar complicações. “Como é uma doença silenciosa, somente os exames de rotina podem indicar alguma alteração no sangue”, diz.

Ele lembra que a unidade funciona como polo de medicação assistida – o paciente faz uso dos medicamentos na própria unidade de saúde. Assim evita-se erros na dosagem das drogas, diminui o desperdício da medicação que é de alto custo, além de ter o controle da continuidade do tratamento desse paciente

A sede do Programa Municipal de Hepatites Virais está instalada na rua Barão do Rio Branco, 1.054, Centro.

OUTRAS NOTÍCIAS