Prêmio Sebrae de Jornalismo: um prêmio que reconhece quem dá voz aos empreendedores

{3af7b60b-e3c0-46ff-888b-e1e6ac273c6f}_sebrae

{3af7b60b-e3c0-46ff-888b-e1e6ac273c6f}_sebrae

A melhor história de trabalhadores que transformaram em realidade o sonho de empreender pode ser a que você contou. Até o dia 13 de fevereiro, reportagens sobre o tema – publicadas no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2013 – poderão ser inscritas no site do Prêmio Sebrae de Jornalismo.

O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) é um concurso instituído pelo Sebrae Nacional, com curadoria e promoção da revista e portal Imprensa, para premiar as melhores matérias sobre os microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas.Cada jornalista poderá concorrer com, no máximo, três trabalhos por categoria (Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo, Fotojornalismo e Reportagem Cinematográfica).

As matérias devem abordar assuntos referentes ao empreendedorismo no Brasil, como Cooperação; Encadeamento Produtivo; Gestão, Inovação e Competitividade; Fomento ao Empreendedorismo; Inclusão Produtiva; Sustentabilidade; Políticas públicas e legislação.

“Essa é uma iniciativa importante que reconhece o papel do jornalista na disseminação das informações. Cheguei à final pela terceira vez, ganhei duas vezes, e é impressionante como o coração ainda acelera. Às vezes não temos a real dimensão de como esse prêmio é relevante. Apesar do reconhecimento ser nacional, em conversa com colegas de outros estados, percebi que esta festa só acontece aqui. A gente tem um trabalho tão árduo e são tão poucas as oportunidades de chegar no “tapete vermelho”, que não tem como não registrar que o grande vencedor é o próprio Sebrae”. – Donaldson Gomes, vencedor da categoria impresso, jornalista do jornal A Tarde, no ano passado.

“Prêmios como este nos estimulam a manter o foco no mercado produtivo. Apesar da rádio trabalhar com hardnews, produzimos conteúdo direcionado ao micro e pequeno empresário. A matéria “Financiamento em inovação” integrou uma série de reportagens sobre o tema inovação. O Sebrae reconhece o empenho das mídias na divulgação do empreendedorismo baiano e isso só contribui para continuarmos contando histórias de que fomentam os pequenos negócios”. – Silvana Oliveira, coordenadora de Jornalismo da Rádio BandNews.

“Quando fiz esta matéria, uma das empresárias disse que o funcionário que não tem ambição não ajuda o patrão a crescer. A partir dessa declaração tive a inspiração para dar o meu melhor. Espero que este seja o primeiro de muitos prêmios ao longo da minha carreira. A iniciativa do Sebrae é importante para o empreendedor e para o jornalista. É a primeira vez que concorro e ser contemplada é um grande reconhecimento para continuar buscando histórias que fomentem o empreendedorismo”. – Carine Andrade, vencedora da categoria Webjornalismo, em 2013, repórter do site Gente e Mercado.

“A matéria ‘Fazenda chocolate’, da TV Santa Cruz, fez parte de uma série de reportagens realizadas durante a Semana Global de Empreendedorismo. Ao todo, foram três matérias da capital e seis do interior. Ainda temos muitas histórias para contar. A Bahia é terreno fértil de trabalhadores autônomos que realizaram o sonho de ter o próprio negócio. O prêmio é uma injeção de ânimo nas nossas afiliadas, já que temos profissionais competentes e ávidos por contar novas histórias”. – Telma Verçosa, representante da equipe vencedora na categoria Telejornalismo da TV Santa Cruz, também no ano passado.

OUTRAS NOTÍCIAS