Prefeitura de Itabuna pode decretar estado de emergência por conta de chuva

itabuna_02

itabuna_02

 

A chuva que atinge o município de Itabuna há cerca de 72 horas pode fazer com que a prefeitura da cidade decrete Estado de Emergência. O prefeito Claudevane Leite, mobilizou todas as secretarias do município para prestar apoio a Defesa Civil.

Na madrugada desta quinta-feira (27), o riacho Água Branca, que corta os bairros Santa Inês, São Roque e Fátima, transbordou e deixou 300 famílias desabrigadas. A água encobriu também as pontes do São Roque, Avenida Bionor Rebouças e Irmã Creuza Vanderlei.

Por volta de 120 casas ficaram alagadas no bairro de São Roque, além de outras 40 residências em Caixa D’Água e mais 20 no bairro de Santa Inês. Algumas construções desmoronaram, forçando a evacuação dos moradores. Ainda segundo a Prefeitura, estruturas de cerca de 1,5 tonelada que eram usadas na construção de uma passarela foram arrastadas pela água.

As famílias desabrigadas serão acolhidas no Estádio Luis Viana Filho e no Parque de Exposições Antônio Setenta, onde serão montados dois postos de saúde com equipe médica, agentes comunitários e equipe para vacinação. Quatro ambulâncias também foram colocadas a serviço de plantão para transportar pacientes ou pessoas feridas.

A Secretaria da Assistência Social vai fornecer alimentação, água potável, lençóis e colchões para as famílias desabrigadas nos locais para onde foram transferidas. Também foram mobilizados guardas municipais, agentes de trânsito, assistentes sociais, além da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Um posto de emergência foi montado pela Defesa Civil de Itabuna na Câmara de Vereadores. No local, a população pode doar alimentos, roupas, lençóis, cobertores, colchões, material de limpeza e higiene pessoal que serão fornecidos aos desabrigados.

 

OUTRAS NOTÍCIAS