Preconceito é a primeira dificuldade que os autistas sofrem, afirma Marcos Lima

image_mini (1)

image_mini (1)

O edil informou que o autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.

Marcos Lima salientou que, em 2010 a ONU apontou que cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo são autistas.  “Infelizmente, as pessoas ainda não têm consciência desse problema e não sabem como tratar um indivíduo com a síndrome”, afirma.

O vereador destacou o papel da Associação dos Autistas de Feira de Santana (AAFS), que desenvolve trabalhos com os autistas, a exemplo de estimulação precoce, trabalhos de alfabetização, acompanhamentos com psicólogos, médicos, entre outros.

Segundo ele, a entidade passa por dificuldades financeiras.  “As doações são feitas pelas pessoas da comunidade ou pela própria presidente da Associação dos Autistas, a psicopedagoga Alecia Flávia Souza Vale. São esses os fatores que fazem com que a instituição permaneça em funcionamento”, afirmou o edil, cobrando mais apoio do poder público e da sociedade.

OUTRAS NOTÍCIAS