PM inaugura nova sede do Esquadrão Asa Branca em Feira de Santana

150417-3

150417-3

Foi inaugurada nesta terça-feira (14) a primeira sede do Esquadrão de Motociclistas Asa Branca, na Polícia Militar. O espaço contou com um investimento de R$ 88 mil do governo do estado e será voltado para oferecer treinamentos para o efetivo e projetos de educação para o trânsito.

De acordo com o coronel Anselmo Brandão, comandante-geral da PM, a nova sede trará melhorias para os policiais que atuam no Esquadrão.

“Nós estamos materializando um sonho da tropa de Feira. Quando começou, era o pelotão Asa Branca, comandado pelo tenente Otto, e hoje a gente tem o status de esquadrão, que é uma companhia e com melhorias para a tropa, melhores acomodações, bons alojamentos, um espaço maior, e tudo isso vai refletir na operacionalidade.”

Segundo ele, as fiscalizações de trânsito, que são uma das funções do Esquadrão Asa Branca, tem inibido o crime e diminuído também o número de acidentes na cidade. “É um trabalho complexo, mas de uma polivalência muito grande”, afirmou.

O coronel Humberto Sturaro Filho, comandante do Policiamento Especializado ao qual o Esquadrão de Motociclistas Asa Branca é subordinado, destacou que o Esquadrão Asa Branca tem consciência do serviço que presta à sociedade feirense, um serviço de excelência que é exportado para outras cidades interior.
“Uma coisa primordial é aumentar o efetivo para melhorar cada vez mais a prestação do serviço.”

O major Ricardo Trigo, Comandante do Esquadrão de Motociclistas Asa Branca de Feira de Santana, também comemorou a mudança e espera o aumento do número de policiais.

“Há 28 anos, nós estávamos localizados nas dependências do antigo 1º Batalhão e agora a gente conseguiu nossa sede e vamos dar melhores acomodações aos nossos policiais. Temos 53 policiais, com a promessa do comandante-geral de agregar mais um número.”

Conforme o maior, o Esquadrão de Motociclistas tem quatro atuações, que são a fiscalização de trânsito, escolta de autoridades, presos, moto patrulhamento pelas ruas da cidade e locais com maior índice de criminalidade, locais que a viatura quatro rodas não permite, e mais recentemente a educação para o trânsito das crianças e dos jovens.

O coordenador da 3ª Ciretran, Silvio Dias, salientou o trabalho da Polícia Militar, com o Esquadrão Asa Branca.

“É um trabalho exemplar que tem tido resultados extremamente positivos. Essa parceria entre o Detran e a PM, que existe em todo o estado, nós estamos procurando ampliar e tornar essa comunicação mais próxima, pois isso tem se refletido nos números. Muitos veículos roubados são removidos pela Polícia Militar, em razão dessa fiscalização de trânsito que ocorre diuturnamente, e o Esquadrão Asa Branca é um exemplo. Nós temos em Feira de Santana a característica de muitos veículos de duas rodas. Na Bahia, o maior número de veículos ciclomotores registrados está em Feira de Santana, porque nós temos uma polícia que atua, que fiscaliza, e com isso os resultados aparecem. Também observamos a redução do número de crimes.”

OUTRAS NOTÍCIAS