Planilha de tarifa de ônibus analisada

1972013144908

 

1972013144908

Os procedimentos para levantamento de custos das tarifas do transporte coletivo urbano de Feira de Santana, cujos valores estão em vigor desde o ano passado, serão analisados por um  Grupo de Trabalho (GT) criado pelo Governo Municipal.

Os levantamentos referentes aos últimos seis meses de operação do sistema serão apresentados por técnicos da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), no próximo dia 25, uma quinta-feira pela manhã, durante reunião no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf).

Com base nos cálculos apresentados, o Grupo de Trabalho deverá concluir a avaliação da planilha de cálculos das tarifas em vigor até o dia 30 deste mês. A partir daí, a definição da nova metodologia de cálculos para a tarifa do transporte coletivo urbano deverá ser apresentada dentro de mais 120 dias.

Durante a reunião, na manhã desta sexta-feira, 19, o secretário de Planejamento, Carlos Brito, ressalta a necessidade dos membros do GT conhecerem as formas como os cálculos foram realizados. “A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) também vai trazer informações sobre a frota de ônibus, os roteiros, quilometragens percorridas e carregamento, essenciais para elaboração de cálculos da nova planilha”, frisou.

Um representante do Ministério Público também está sendo convidado a participar das reuniões do Grupo de Trabalho. Nesta última reunião, a comissão já passou a contar com a participação do economista e mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Antônio Rosevaldo Ferreira da Silva, que também é membro do Grupo de Trabalho de Transporte Público e Mobilidade Urbana da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Durante a reunião, Rosevaldo Ferreira expôs a metodologia utilizada pelo GT da UEFS para definição de custos de tarifas do transporte coletivo, observando a necessidade de mudanças nas planilhas em função da evolução da tecnologia e também outros fatores que resultam em redução de custos para as empresas.

Também participaram do encontro os secretário de Transportes e Trânsito, Ebenerzer Tuy; do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, e o suplente Georgeton José Rios; o representante da UEFS, professor Emmanuel Oguri Freitas; o suplente pela Seplan, Luiz Ivan dos Santos Silva, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Feira de Santana, Murilo Cerqueira Alves, e o suplente Leonardo Souza Correa. Com informações da SECOM/PMFS.

OUTRAS NOTÍCIAS