PF cumpre 81 mandados em PR, MS e SP contra quadrilha internacional de tráfico

IMAGEM_NOTICIA_5

IMAGEM_NOTICIA_5

A Polícia Federal do Paraná deflagrou nesta quarta-feira (29) a Operação Quijarro, que investiga uma quadrilha internacional de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Ao todo, são cumpridos 81 mandados, sendo 14 de prisão preventiva, 17 de busca e apreensão em imóveis, 43 de busca e apreensão em veículos e 7 de condução coercitiva nas cidades paranaenses de Londrina e Araucária, em Corumbá (MS), e nos municípios paulistas de Martinópolis, Presidente Prudente e São Paulo.

O nome da operação faz menção ao porto Quijarro, na Bolívia, que faz fronteira com Corumbá, e por onde a droga entrava no Brasil. A apuração começou em janeiro de 2015. De acordo com a PF, a organização criminosa organizava a logística do transporte de cocaína e operava em Londrina, com ramificações no Brasil, Bolívia, Colômbia e Espanha.

Em ação conjunta com a polícia boliviana, alguns traficantes do país vizinho, que transportavam duas toneladas de cocaína para o Brasil por mês, foram presos. A droga era transportada em fundos falsos de caminhões. A ação resultou na apreensão de três toneladas de cocaína, além do sequestro de cerca de US$ 10 milhões do núcleo boliviano do grupo.

A PF também conseguiu identificar os imóveis que eram usados no Brasil como entrepostos para o carregamento, descarregamento e confecção de “fundos falsos”. Sete imóveis já foram sequestrados e contas bancárias dos investigados foram bloqueadas. Os presos responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, associação para o tráfico, falsificação de documentos públicos e privados, furto, roubo, homicídio e organização criminosa.

OUTRAS NOTÍCIAS