Perdas e tragédias que marcaram o Brasil e o Mundo em 2016

caminhao_mata_pessoas_na_franca

O ano de 2016 vai ficar marcado na memória de muita gente. Mortes e tragédias foram os assuntos que mais rondaram a vida dos brasileiros neste período. Desde a perda repentina de Domingos Montagner à tragédia da Chapecoense na Colômbia. Relembre aqui alguns desses episódios:

Desabamento de Ciclovia

The collapsed area of the new cycle lane is pictured in Rio de Janeiro, Brazil, April 21, 2016. REUTERS/Ricardo Moraes TPX IMAGES OF THE DAY

Um trecho de cerca de 20 metros da Tim Maia, na Avenida Niemeyer, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, desabou no dia 21 de abril, deixando duas pessoas mortas. O caso aconteceu pouco mais de três meses após sua inauguração. Seis meses antes, o Tribunal de Contas do Município (TCM) já havia apontado falhas no projeto, entre trincas e depressões na pista da ciclovia da Avenida Niemeyer. A Polícia Civil do Rio abriu inquérito por homicídio culposo (sem intenção de matar) para apurar a queda de 20 metros da ciclovia. Três meses depois a Justiça do Rio aceitou a denúncia contra 14 pessoas que passaram a ser acusada por duplo homicídio culposo.

Acidente em Bertioga

acidente_em_bertioga

Já no mês de junho, um ônibus que levava 46 pessoas capotou na rodovia Mogi-Bertioga, no litoral de São Paulo, deixando 18 pessoas mortas – incluindo o motorista – e outras 28 feridas.

Domingos Montagner

domingos_montagner_retrospectiva

O dia 15 de setembro de 2016 vai ficar marcado na memória de todo mundo. Foi neste dia que Domingos Montagner sumiu nas águas do Rio São Francisco, após um banho em Canindé de São Francisco, Sergipe. O ator estava no local para gravar as últimas cenas da novela ‘Velho Chico’ com parte do elenco da trama. Camila Pitanga, que estava lá com ele, avisou à produção do acontecido, que iniciou imediatamente as buscas pelo ator. O corpo do ator de 54 anos, foi encontrado no final da tarde do mesmo dia, preso nas pedras, a 18 metros de profundidade e a 320 metros da margem, perto da Usina de Xingó. Na sexta-feira (17) o corpo de Domingos Montagner foi velado em um teatro na Zona Leste com a presença de familiares e amigos. Tanto o velório quanto o enterro foi fechado para fãs e imprensa, apenas a família, amigos e famosos participaram da despedida. A Polícia de Sergipe encerrou o inquérito após um mês e meio de investigação. Nele, a polícia confirmou que o ator morreu por afogamento e conclui que foi um fato atípico, ou seja, para os investigadores foi um acidente, não houve crime.

Mortes de mais artistas

O Brasil sentiu também a perda repentina de vários artistas consagrados. Umberto Magnani, Tereza Rachel, Antonio Pompêu, Elke Maravilha, Rubén Aguirre, o Professor Girafales, César Macedo, o Professor Eugênio, o cantor Shaolin, o ex-participante do The Voice Brasil Renan Ribeiro, Cauby Peixoto, Prince, David Bowie, Mário Sergio, Guilherme Karan, Duda Ribeiro, Hector Babenco.

Chapecoense

escudo-chapecoense-preto

Um dos acidentes aéreos mais dramáticos aconteceu no mês de novembro deste ano quando o avião que transportava a equipe da Chapecoense caiu a poucos metros do aeroporto de Medellín, deixando 71 vítimas fatais. Seis pessoas foram resgatadas com vida: os jogadores Alan Ruschel, Neto e Follmann, o jornalista Rafael Henzel, o técnico da aeronave Erwin Tumiri e a comissária de bordo Ximena Suarez. O goleiro Danilo também tinha sido resgatado com vida, mas morreu no hospital. O time iria disputar a final da Sul-Americana contra o Atlético Nacional, que foi cancelada pela CBF e deu a vitória ao time catarinense que perdeu mais da metade da equipe. Após toda a tragédia, a intenção de alguns clubes é colaborar com o empréstimo de atletas para reerguer a Chapecoense. O governo boliviano concluiu que a companhia aérea LaMia e o piloto Miguel Quiroga foram os responsáveis pela tragédia com o avião que levava a delegação da Chapecoense para Medellín.

Atropelo na França

caminhao_mata_pessoas_na_franca

Um caminhão atropelou diversas pessoas que assistiam à queima de fogos em comemoração ao 14 de Julho, Dia da Bastilha, em Nice, no sul da França. 30 pessoas morreram e 100 ficaram em estado de “emergência absoluta”, considerado muito grave. O motorista do caminhão percorreu 2 quilômetros atropelando as pessoas, fazendo zigue-zague para atingir o maior número possível de vítimas. Também foram achadas metralhadoras e granadas dentro do veículo.

Ataque ao Embaixador da Turquia

ataque_embaixador

O caso mais recente aconteceu no dia 19 de dezembro, quando o embaixador da Rússia na Turquia, Andrey Karlov, foi morto a tiros em um atentado em Ancara.  Ele foi alvejado quando discursava na inauguração de uma exposição sobre a Rússia em uma galeria na capital turca.  O ataque também deixou feridos. Um fotógrafo registrou o acontecido e achou que seria uma encenação.

iBahia

OUTRAS NOTÍCIAS