Peixes pescados em esgoto são comercializados em Feira de Santana

42509-2

Moradores das imediações do bairro Santo Antônio dos Prazeres estão pescando diversos peixes no canal de água fluvial com esgoto e colocando-os para consumo e para venda. Esta localidade também tem servido para escoamento de dejetos e descarte de lixo das residências que o margeiam.

Muitos moradores adentram no canal descalços e alguns pescam com as próprias mãos os peixes que estão vindo diretamente da Lagoa Grande, que já é imprópria, porque as águas ainda não foram revitalizadas. Além disso, no entorno da lagoa existem muitas residências sem rede de esgotamento sanitário.

O consumo e o contato com a água e peixes contaminados com esse esgoto podem causar diversos danos à saúde. Crianças e adultos da localidade, além de pessoas que venham consumir esses peixes do canal com esgoto, podem vir a se contaminar. A Secretaria de Saúde do Município, através do órgão responsável, que tem o dever de zelar pela saúde pública e bem-estar social dos munícipes, deve intervir numa situação crítica como essa, onde não se sabe o que o consumo e o contato com essa água contaminada pode levar à saúde das pessoas.

João Ivan Andrade, 53, estava catando os peixes com a mão e andando pelo canal descalço, com os chamados “sacos de cebola”, segundo ele, muitas pessoas vão até o canal para pescar. Para ele, além de consumir, a “pescaria” pode ajudar na renda. “Muitas pessoas comem esses peixes fritos, com uma farofinha”, afirmou. De acordo com ele, quando o córrego enche, muitos peixes descem. “Tem peixes grandes também e o melhor horário é quando o canal está cheio”, informou.

Folha do Estado

OUTRAS NOTÍCIAS