Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Paulão do Caldeirão cobra do Secretário de Saúde o retorno da gratificação dos Agentes Comunitários de Saúde

Paulão do Caldeirão cobra do Secretário de Saúde o retorno da gratificação dos Agentes Comunitários de Saúde

Na manhã desta quarta-feira (29), no Shopping Popular Cidade das Compras aconteceu o evento em comemoração aos 30 anos do Programa de Agentes Comunitários de Saúde de Feira de Santana. O evento contou com a presença dos trabalhadores, representantes do município e autoridades políticas.

Conforme o presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde de Feira de Santana – Sindacs, Nelson do Rosário, a classe tem muito a comemorar ao longo desses 30 anos, devido às suas conquistas.

“Dos anos 90 a 91, ficávamos cinco meses sem receber salário, era um programa e não direito de ser profissional, mas hoje, depois de 30 anos, temos que comemorar, porque em 2007 conseguimos a Lei 11.350 qualificando os trabalhadores como uma categoria de agentes comunitários de saúde”, afirmou.

Mesmo com as conquistas da categoria, ainda há muito pelo que lutar. O vereador Paulão do Caldeirão (PSC), que também esteve presente no evento de comemoração dos agentes, salientou que a categoria é essencial para a saúde em Feira de Santana, mas está passando por grandes dificuldades, falta de fardamento, corte do Adicional de Jornada Excedente (AJE), além da prefeitura não debater o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração – PCCR.

“Vocês estão aqui pela luta de vocês, são uns guerreiros, vocês lutaram, vocês conquistaram, quero dizer a todos que o nosso mandato é público, nosso mandato é do povo e estamos aqui para defender o povo”.

Ainda durante seu pronunciamento, Paulão reconheceu o compromisso do secretário de saúde Marcelo Brito para com a comunidade e os trabalhadores da área, e aproveitou a ocasião para pedir que o secretário estude uma possibilidade de retornar com as gratificações dos agentes.

” Eu sei do seu compromisso e sei que o senhor secretário Marcelo Brito tem força para isto, eu quero te pedir em nome de todos os agentes comunitários de saúde, em nome dos 30 anos de compromisso da categoria, que devolva a gratificação desses guerreiros, isso é desumano, não estou pedindo isso aqui por causa de política, eu apenas quero entender por qual motivo o prefeito Colbert cortou a gratificação desses profissionais que estão todos os dias trabalhando no sol, na chuva, tirando passagem do seu próprio bolso, quero que o secretário leve ao prefeito em respeito a todos, essa solicitação, pois é um crime cortar o benefício desses homens e mulheres trabalhadores de bem” afirmou Paulão.

Em resposta ao parlamentar, o secretário de saúde, Marcelo Britto afirmou que irá estudar juridicamente a possibilidade de reaver as gratificações e buscar parcerias para fabricar os novos fardamentos.

“Eles me relataram que houve uma gratificação que foi retirada, temos que verificar a legislação, temos que ter cotação orçamentária, há uma série de regras legais que eu tenho que obedecer, senão eu incorro em crime de responsabilidade”.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS