Papa Francisco está entre indicados ao Nobel da Paz

RTEmagicC_5d875da1ea.jpg

RTEmagicC_5d875da1ea.jpg

O papa Francisco, o jornal russo Novaya Gazeta, assim como Edward Snowden estão entre os indicados ao Prêmio Nobel da Paz de 2015. Concorre também Mussie Zerai, padre da Eritreia que vive na Itália e ajudou imigrantes africanos que arriscaram a vida cruzando o Mar Mediterrâneo.

Embora o comitê tenha lembrado os últimos quatro aniversários de décadas do bombardeio de Hiroshima, em 1945, poucos observadores do Nobel duvidam que a tendência será mantida pelo comitê composto por cinco membros. Milhares de pessoas, incluindo todos os membros do Parlamento da Noruega, fizeram indicações. O prêmio de US$ 1,2 milhão será anunciado em outubro.

O Instituto Norueguês do Nobel não divulga os nomes dos concorrentes, mas especialistas do país compilam listas. O papa Francisco foi indicado por enfatizar a justiça social e o cuidado com o meio ambiente, e o ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden, que vazou detalhes sobre a vigilância eletrônica americana, por mostrar como os cidadãos são monitorados.

Já o jornal russo foi lembrado por ser crítico do presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobretudo com relação aos casos de corrupção no governo.

OUTRAS NOTÍCIAS