Nova emergência do Hospital Clériston Andrade vai atender através de classificação de risco

cleriston

cleriston

Após a inauguração, a nova emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) funcionará por meio de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) para atender os pacientes. De acordo com Gislane Marins, diretora de Enfermagem do hospital, a iniciativa não tem como objetivo definir quem vai ser atendido ou não, mas sim definir a ordem do atendimento.

“Vamos capacitar todos os profissionais do Clériston Andrade, prioritariamente da emergência, para que tenham a competência técnica e humanizada para o atendimento com classificação de risco. Trata-se de um novo modelo de atenção, baseado no protocolo da Seab e que faz parte do Programa Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde”, afirmou Gislane. Ela complementa que toda esta informação também será repassada aos usuários para entenderem a espera no serviço.

O sistema tem como objetivo reorganizar o atendimento nas portas de entrada de urgência, identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

Todos os pacientes da unidade vão passar por uma análise prévia da enfermagem. Com base nos critérios clínicos estabelecidos no protocolo, o profissional classificará o caso em uma das quatro situações: emergência absoluta (vermelho), urgente (amarelo), pouco urgente (verde) e não urgente (azul). Os pacientes na classificação vermelha e amarela terão o atendimento priorizado, os verdes e azuis serão acolhidos, ouvidos, classificados, atendidos por um médico e orientados a se dirigirem a uma unidade de saúde mais próximo a sua residência.

146264-3

OUTRAS NOTÍCIAS