Neurocirurgia do HEC realiza quase 560 cirurgias em cinco anos

neurocirurgia-do-hec-realiza-quase-560-cirurgias-em-cinco-anos

O Hospital Estadual da Criança (HEC) / Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI) completou cinco anos de funcionamento no último dia 26 de agosto. Ao longo desse período, foram realizadas 12 mil cirurgias na unidade hospitalar, dentre elas 560 neurocirurgias. Também foram registrados 170 mil atendimentos de emergência e 24 mil internamentos.

Dentre as principais cirurgias realizadas no HEC ao longo dos seus cinco anos de funcionamento estão a inserção de válvulas como a Derivação Ventrículo Peritonial (DVP) – na qual um sistema de cateteres drena o excesso de líquor do cérebro para o abdome -, que totalizou 296 cirurgias, e as cirurgias por trauma (143).

Também foram registradas 69 cirurgias de tumores, 35 cirurgias por malformações neurológicas diversas, 12 cirurgias por infecção e cinco cirurgias de Coluna. Para o coordenador do setor na unidade hospitalar, o Neurocirurgião Dr. Cleanto Lacerda, antes eram realizadas poucas cirurgias no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) – menos de 10 ao ano; hoje, com o HEC, esse número cresceu consideravelmente; em 2014, por exemplo, foram realizadas 226 cirurgias.

“Achamos o serviço realizado no HEC de excelência e estamos buscando aprimorar cada vez mais para oferecer o melhor serviço de neurocirurgia pediátrica da Bahia aos pacientes de Feira de Santana e região, bem como os pacientes regulados de todo o Estado, atendidos nesta unidade”, afirma.

OUTRAS NOTÍCIAS