Nervosismo dos brasileiros em campo expõe fragilidade do time

Sem título

Sem título

Durante o jogo e na disputa de pênaltis contra o Chile, os brasileiros demonstraram notável nervosismo, inclusive com alguns chorando copiosamente após o triunfo. Uma Seleção sentimental. Estádios lotados de brasileiros, Hino Nacional tocando e as lágrimas vêm aos olhos dos jogadores. O jogo aperta, a marcação é forte, todos querem tirar a vaga dos donos da casa.

Capitão Thiago Silva, que deveria passar segurança, não queria participar da disputa de pênaltis de jeito nenhum e tornou-se um retrato da instabilidade emocional do time brasileiro.

 Chega a hora dos pênaltis e lá vêm as lágrimas de novo, junto com expressões de incerteza. Não é fácil a disputa pelo hexa e os jogadores têm deixado claro que é difícil segurar a emoção.

De emoção, quase todo mundo gosta. O problema é quando isso afeta o desempenho. Durante o jogo e na disputa de pênaltis contra o Chile, os brasileiros demonstraram notável nervosismo, inclusive com alguns chorando copiosamente após o triunfo.

Antes da disputa, o capitão Thiago Silva se isolou do grupo e, sentado, manteve o olhar distante e marejado. Depois, admitiu que chegou a pedir a Felipão para ser o último a fazer a cobrança, caso fosse preciso – até mesmo depois do goleiro Julio César.

Apesar disso, ontem, por meio das redes sociais, ele desmentiu que estivesse se sentindo derrotado. “As pessoas julgam sem saber o que está acontecendo! Pra quem falou que eu estava derrotado nesta foto aí sentado na bola, estava muito enganado, sou brasileiro e não desisto nunca. Apenas queria um momento meu pra fazer minha oração”, justificou.

Para a psicóloga Suzy Fleury, que já trabalhou com a Seleção (com Vanderlei Luxemburgo), um jogador não pode deixar a autoestima afetar o seu trabalho. “Escutei esse depoimento em que ele disse que não queria fazer a cobrança porque não tinha confiança por outros dois pênaltis que já perdeu. A trajetória dele é longa e não pode focar nesses dois momentos. Eu não sei até que ponto ele, como líder, está passando isso para os jogadores”, disse Suzy.

OUTRAS NOTÍCIAS