Mulheres mantêm tradição de cozinhar e vender amendoim em época junina: ‘Aprendi com minha mãe e passei para meus filhos’

a1-3-2

Famílias do bairro Queimadinha, em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, mantêm a tradição para cozinhar e vender o amendoim, que tem boa procura o ano inteiro na Bahia, mas por ser um elemento típico do São João é mais vendido no período junino.

De acordo com os moradores, há cerca de 70 anos essa tradição existe no bairro como fonte de renda para as famílias. Foi com a venda do amendoim que Maria das Graças, que há 50 anos atua no bairro, criou os 12 filhos.

“Hoje eu tenho 30 netos, mais de 10 bisnetos, meus filhos trabalham, mas sempre me ajudam vendendo amendoim”, conta.

A vendedora Iraci Anunciação destacou a importância de passar a tradição para outras gerações e revela que se depender da família dela, a venda e cozimento continuam.

“Aprendi com minha mãe e passei para meus filhos. A gente vende o ano todo e agora, nesse período de São João, não tem hora é o amendoim chegando e a gente trabalhando”, conta.

Karine Conceição, que aprendeu a dar os primeiros passos com o cozimento e venda do amendoim ao lado da mãe, Iraci, também falou sobre o trabalho mantido por 89 famílias do bairro Queimadinha.

“É uma tradição de família que passa de geração em geração. São filhos, tia, sobrinhos, primos e a gente depende desse amendoim para trabalhar”, destaca Carine.

As famílias cozinhavam o amendoim em um galpão da Associação de Vendedores de Amendoim, instalado no bairro, mas há cerca de um ano e meio o local está fechado. A associação informa que não tem condições de manter as despesas e precisa do apoio do poder público.

Para não parar a atividade, os moradores improvisam fogueiras nas suas portas e com caldeirões quem comportam até 80 kg de amendoim, elas fazem o cozimento.

Iraci Conceição, cozinhando amendoim no bairro Queimadinha, em Feira de Santana — Foto: Reprodução/TV Subaé

Iraci Conceição, cozinhando amendoim no bairro Queimadinha, em Feira de Santana

Informações: G1

OUTRAS NOTÍCIAS