Morando no Brasil, Jessica Alves fala sobre dificuldades de adaptação e preconceitos

jessica-alves-6

Jessica Alves, que passou por processo de redesignação sexual no ano passado, está há quatro meses no Brasil para tentar modificar toda a sua documentação oficial. A apresentadora brasileira, que mora na Europa e ficou internacionalmente conhecida como Rodrigo Alves – o Ken Humano – agora luta para ter seu gênero reconhecido mundialmente.

“As burocracias aqui são muito complicadas. Somente depois de três meses consegui tirar os meus documentos como Jessica Alves. Não foi fácil. Depois de tanta burocracia também consegui comprar a minha casa, e nada disso vem sendo fácil. Ainda não consegui abrir uma conta no Brasil porque não tenho comprovante de residência. Toda a burocracia aqui é complicada”, lamentou ela.

Jessica também desabafou sobre as dificuldades que encontra para defender seu novo nome e seu gênero perante a sociedade. Ela conta que especialmente homens acabam deixando o seu o preconceito totalmente aparente.

Jessica Alves (Foto: Divulgação)

Jessica Alves (Foto: Diego Ares)

“O preconceito é mais da parte dos homens. Por exemplo, recentemente comecei a malhar. Na academia tem um homem mais lindo que o outro. Eles vem bater papo comigo, mas depois que percebem que eu sou trans, já não querem mais conversar. Perde o clima. Perde a atração. Isso é um pouco frustrante, porque na verdade depois de tantas cirurgias que fiz, e tratamento hormonal, me considero como mulher igual a qualquer outra”, disse.

Apesar dos sufocos que vem passando, Jessica ainda admite que vem sendo acolhida pelos fãs brasileiros. “Todo lugar onde vou as pessoas pedem para tirar foto, falam palavras bonitas. Isso é muito gratificante, o amor e o respeito que elas tem por mim. Uma coisa que é importante ressaltar é que no Brasil tem muitas transexuais iguais a mim. Mais do que na Inglaterra, Itália, Estados Unidos. Aqui é quase parecido com a Tailândia. Mas aqui respeitam mais. Sabem como tratar, sim. Falam que brasileiro tem a cabeça atrasada, falam que é falta de cultura, mas neste termo em relação a tratamento a transexual, sou muito bem tratada aqui, sim. Não é só porque sou famosa, sou a Jessica Alves. Tem lugares que vou que as pessoas nem sabem quem sou”, explicou.

Jessica Alves (Foto: Divulgação)

Jessica Alves (Foto: Diego Ares)

Vida entre Brasil e Europa
Jessica mora na Inglaterra há muitos anos, e até poucos meses atrás tinha uma casa de veraneio em Marbella, na Espanha. Ela decidiu se desfazer do imóvel para garantir um novo aqui em sua terra natal para poder passar mais tempo com a família e fazer quase que uma “ponte-aérea” entre Brasil e Europa.

“Depois de 22 anos morando na Inglaterra é a primeira vez que passo quatro meses aqui. Primeiro Natal que vou passar no Brasil, Ano Novo também. Vou passar na minha casa com a minha família. Eu estou fazendo ginástica, cuidando do corpo e da saúde. Muito feliz de estar de volta, mas no fim de janeiro vou voltar para a Inglaterra”, contou.

A apresentadora recentemente comprou uma mansão na Granja Viana, em São Paulo, que atualmente está em reforma para ficar do jeito que ela espera. Enquanto isso, ela segue fazendo filmagens para os programas europeus dos quais é contratada. Jessica tem quadros nos programas Hooked in The Look, para o Canal 5 (Inglaterra), no Exclusiv, na RTL (Alemanha), e no Live Non E la D’Urso, no canal 5 (Itália).

Jessica Alves (Foto: Divulgação)

Jessica Alves (Foto: Diego Ares)

“Venho filmando aqui um programa para a RTL Alemã, que é o canal em que trabalho, e o Canal 5 da Inglaterra. Aqui no Brasil, está mais difícil. Quando eu era Rodrigo Alves, o Ken Humano, era um programa de televisão atrás do outro. Hoje em dia já não tem mais interesse”, disse ela, frisando ainda que já chegou inclusive a passar por situação constrangedora pelo fato de ter mudado de nome.


“Quando eu estava na Tailândia, em maio, o SBT me chamou para um programa chamado Vem pra Cá, com a filha do Silvio Santos. Estava operada, com dor, tomando muitos medicamentos. A produtora me mandou mensagem me chamando de Rodrigo. Eu fiquei ofendida. Fiquei nervosíssima. Perguntei: ‘Como você chama de Rodrigo? Eu sou Jessica Alves’. Depois disso fui vetada no SBT. Não vou mais no Gentili, na Eliana, e nem em programa nenhum. E tudo isso porque eu me defendi. Eu fiquei nervosa, acho falta de respeito. E eu tinha acabado de operar”, disse ela.

Jessica Alves (Foto: Divulgação)

Jessica Alves (Foto: Diego Ares

Com os contratempos, Jessica também considera que seu trabalho mesmo deverá ficar concentrado em outros países. “Infelizmente não vejo futuro televisivo para mim aqui no Brasil. Eu poderia adicionar muito na televisão brasileira. Mas graças a Deus tenho meus programas na Europa, onde sou bem remunerada e me divirto bastante. Seria ótimo fazer isso aqui no Brasil também, mas realmente não tenho oportunidade. Não sei se é preconceito ou se não sabem onde me encaixariam”, concluiu.

Jessica Alves (Foto: Divulgação)

OUTRAS NOTÍCIAS