Ministro diz que governo trabalha em projeto para levar venezuelanos de RR para outros estados

minis

minis

O governo federal está trabalhando em um projeto para levar venezuelanos que estão em Roraima a outros estados do Brasil, afirmou nesta quinta-feira (8), o ministro da Justiça, Torquato Jardim. Ele não especificou para quais estados os imigrantes serão levados.

Ele e os ministros Raul Jungmann (Defesa) e Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional) estiveram em visita oficial a Boa Vista nesta quinta-feira (8) para debater soluções para o intenso fluxo de venezuelanos. A prefeitura de Boa Vista diz que já há 40 mil imigrantes na cidade.

Em reunião com a governadora Suely Campos (PP) no Palácio Senador Hélio Campos, sede do Executivo, Torquato Jardim disse que o governo federal já está elaborando um projeto piloto para absorver a mão de obra venezuelana no Brasil. Ele não detalhou como será o plano e nem para quais estados os imigrantes serão levados.

“Boa parte desses imigrantes têm curso superior, são alfabetizados. Eles são qualificados”, afirmou o ministro da Justiça durante o encontro que durou cerca de 20 minutos. “O projeto vai atender até mil venezuelanos em 90 dias.

Antes da reunião com a governadora, os ministros estiveram na Praça Simón Bolívar, na zona Sul da cidade, onde há cerca de 300 venezuelanos vivendo. No local, o ministro Raul Jugmann classificou a situação dos imigrantes como chocante.

OUTRAS NOTÍCIAS