Mar Grande/Salvador: salva-vidas são maiores recordistas

650x375_luquine-e-e-aranha_1598299

Recordistas em número de participações na Travessia Mar Grande/Salvador, os salva-vidas Marcelo Freitas, 52, e Jardiel Luquine, 44, vão competir pela 25ª e 21ª vez, respectivamente. Freitas é o mais assíduo competidor na tradicional prova, que será disputada na manhã deste domingo, 10, a partir das 8h.

Mais conhecido por Aranha – apelido de infância sem ligação com o esporte -, ele estreou em 1990 no desafio que começa na Praia do Duro, em Mar Grande, e termina no Porto da Barra. Até agora, seu melhor resultado foi um 4º lugar geral, em 1995.

Aranha guarda ainda certificados e recortes do jornal A TARDE, o principal deles da edição de 1995, na qual foi 4º colocado geral (seu melhor desempenho até hoje).

Já Luquine estreou em 1995 e tem como maior troféu um 3º lugar, em 2008. Também um colecionador de medalhas da prova, ele coloca a prova no topo de seu calendário esportivo. “A Travessia é um caso pessoal. Eu só começo o ano depois de fazer a Mar Grande”, confessou Luquine.

Em 2015, o salva-vidas venceu todas as oito etapas do Circuito Baiano em sua categoria. O colega Aranha só não repetiu igual desempenho por um vacilo: errou um contorno de boia em uma das provas e foi desclassificado. As etapas foram qualificatórias para a Mar Grande, objetivo que a dupla alcançou junto com outros nove nadadores da equipe Salvamar, que será representada por eles na Travessia deste ano.

OUTRAS NOTÍCIAS