Manter viva tradição de bandas de fanfarras em Feira de Santana esta ficando cada vez mais difícil

38736-3

38736-3

Nas décadas de 70 e 80 as fanfarras e bandas marciais eram atrações do desfile 7 de Setembro em Feira de Santana. Os colégios das redes estaduais e municipais chamavam atenção no desfile. Atualmente a cidade só tem duas fanfarras: a do Dispensário Santana e a Bamufs, da escola Ana Maria Alves.

O professor Roque Marques, que é presidente da Bafums, lamenta as dificuldades, mas garante que a fanfarra vai participar do desfile. “As fanfarras estão se acabando. Queríamos colocar a Bamufs como profissional, mas não tivemos condição e ficamos com os instrumentos de recursos. A fanfarra em Feira de Santana é um problema sério”, salientou.

Roque Marques informa que recebe uma ajuda do prefeito José Ronaldo de Carvalho com uma determinada quantia em dinheiro, que é investida na fanfarra. Para o 7 de Setembro, ele disse que precisa de dois ônibus para transportar as crianças até o local do desfile, mas que até o momento só conseguiu um. “Agora estou tentando conseguir outro”.

O presidente da Bafums falou ainda sobre a falta de interesse dos jovens em participar das fanfarras. “Fui em muitas salas de aula, mas eles não querem participar, então eu saio procurando outros meninos que queiram participar para a banda não ficar sem sair. Mesmo com dificuldades, a gente sai no 7 de setembro e participamos de concursos”, destacou

Daniela Cardoso e Ney Silva

OUTRAS NOTÍCIAS