Mais de 70 notificações de Dengue no bairro Parque Panorama

1273454968

 

1273454968

 

Setenta e duas notificações de dengue foram registradas pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica (VIEP), instância da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, no bairro Panorama até ontem (16). Destas, 45 foram diagnosticadas como Dengue Clássica.

De acordo com Áurea Cerqueira Araújo, coordenadora da Educação na VIEP, a razão para que os casos de dengue continuem acontecendo está ligado a não vigilância das pessoas assim como a não preocupação em desenvolverem ações de prevenção e combate ao mosquito.

“A VIEP tem tido uma atuação muito forte no combate a proliferação da dengue no município, inclusive já realizamos um ‘faxinaço’ no respectivo bairro, mas ainda são necessárias mais ações de educação preventiva”, disse a coordenadora.

Prevenção e Combate

Para evitar que o quadro se agrave, o Gabinete Itinerante do Vereador Eli Ribeiro, vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, o Movimento Força Jovem, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em parceria com o Departamento de Educação da Vigilância Epidemiológica, vão realizar duas ações de saúde pública voltadas à prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti no conjunto Parque Panorama.

“A gente não pode ver a proliferação da dengue naquela região do Tomba, uma das mais afetadas pelo mosquito, e ficarmos indiferentes. Essa luta também é nossa, afinal todos podemos ser vítimas. Então vamos realizar essas ações e convidar a comunidade para entrar na luta até exterminarmos o Aedes aegypti da nossa cidade. Essa é uma missão de todos e de cada um”, reforçou Eli.

A primeira, palestra educativa proferida por pela coordenadora de Educação da VIEP, acontece às 9h da próxima sexta-feira (19) no templo da IURD, localizado à rua Comendador Gomes, próximo ao supermercado G. Barbosa.

“Por seu caráter educativo, essa primeira etapa vai tratar de importantes ações que a população precisa desenvolver para prevenir a proliferação do mosquito. Nossa intenção é mostrar que a partir de iniciativas simples, pode-se evitar que o mosquito tenha facilidade para reprodução”, explicou a coordenadora.

Já a segunda, mais energética, vai acontecer no dia seguinte (sábado, 20), no horário provável das 9h também. Trata-se de uma grande caminhada de conscientização e mobilização pelas principais ruas do Conjunto. Visto que ainda é grande no número de notificações no Panorama.

Eli Ribeiro diz que uma das suas maiores preocupações é com a saúde da população. “Por isso nós vamos realizar essas duas ações. Agora é preciso que a população entenda seu papel neste cenário de guerra contra a dengue, pois não adiantar haver um esforço do poder público e a comunidade não fazer a sua parte”, advertiu.

 

OUTRAS NOTÍCIAS