Lula vira réu por tentar obstruir a Lava Jato

lula-vira-reu-por-tentar-obstruir-a-lava-jato

lula-vira-reu-por-tentar-obstruir-a-lava-jato

A Justiça Federal aceitou ontem (29) denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral, e mais cinco acusados pelo crime de obstrução das investigações da Operação Lava Jato.

Com a decisão, Lula e Delcídio passam à condição de réus na ação penal, além do ex-controlador do Banco BTG, André Esteves, Diogo Ferreira, ex-chefe de gabinete de Delcídio; o empresário José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai, e o advogado Edson Ribeiro.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, lideranças de PMDB e PSDB comemoraram nos bastidores a decisão de abertura do processo. Na avaliação de peemedebistas e tucanos, foi dado o primeiro passo para que o petista possa ficar inelegível nas eleições presidenciais de 2018.

Na opinião de integrantes desses partidos, a possibilidade de Lula ser condenado na primeira instância da Justiça de Brasília é grande. Se condenado na etapa seguinte, em decisão colegiada no TRF (Tribunal Regional Federal), o ex-presidente perderia a condição de ficha limpa e não poderia disputar as eleições.

Todos os envolvidos são acusados de tentar impedir o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró de assinar acordo de delação premiada com a força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato.
Na semana passada, o MPF reiterou a denúncia contra os acusados, que já haviam sido denunciados ao Supremo Tribunal Federal (STF), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

No entanto, no dia 24 de junho, o ministro Teori Zavascki remeteu o processo para a Justiça Federal em Brasília, por entender que a tentativa de embaraçar as investigações ocorreu na capital federal. Além disso, com a cassação do mandato de Delcídio do Amaral, nenhum dos envolvidos permaneceu com foro privilegiado na Corte.

OUTRAS NOTÍCIAS