Lula confirma ida para reunião do G7

lula_edvtkyi_widelg_widelg

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que vai participar da reunião do G7, grupo dos países mais ricos do mundo. O encontro está agendado para acontecer nos dias 20 e 21 de maio, no Japão. O presidente brasileiro foi convidado pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, em abril. 

O G7 é formado por Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Itália, França, Alemanha e Japão. O grupo se reunir uma vez por ano e costumam convidar países em desenvolvimento. O Brasil marcou presença no encontro em duas oportunidades, em 2003 e em 2009, durante os dois primeiros mandatos de Lula. A reunião deste ano marca o retorno do país ao encontro do G7.

“O Brasil compartilha valores que congregam os países do G7, como o fortalecimento da democracia, a modernização econômica e a proteção do ambiente e dos direitos humanos, e mantém permanente coordenação sobre temas da agenda internacional, seja de forma bilateral, seja no âmbito do G20 e de organismos internacionais nos quais o Brasil e os membros do G7 interagem”, afirma nota da Secretária de Comunicação do governo federal.

Durante o seu terceiro mandato, Lula vem tentando retomar relações com outros países e reinserir o Brasil no cenário internacional. No último final de semana, o petista marcou presença na cerimônia de coroação do rei Charles 3º. Na oportunidade, o presidente revelou ter recebido um pedido do monarca pela preservação da Amazônia. 

Ainda no Reino Unido, Lula também se reuniu com o premiê britânico, Rishi Sunak, e ouviu a promessa de R$ 500 milhões para o Fundo Amazônia, um mecanismo de recompensa por preservação ambiental.

BNEWS

OUTRAS NOTÍCIAS