Lotes de Kinder Ovo suspeitos de contaminação por salmonella não chegaram ao Brasil

kinder-salmonela-07042022144445242

Não chegaram ao Brasil nenhum dos lotes de Kinder Ovo que teriam causado salmonella em crianças britânicas.

Os chocolates começaram a ser recolhidos no Reino Unido na terça-feira (5), após a Agência de Segurança de Saúde e a Agência de Padrões Alimentares do país alertar a empresa de que 57 casos de salmonella em crianças britânicas podem ter sido causados pelo consumo desses doces.

Depois disso, pelo menos mais dez países do mundo que importam os produtos da Bélgica começaram a recolher, por precaução, os ovos de consumidores ou das lojas. Os Estados Unidos foram os últimos a anunciar a medida.

Os ovos sob investigação foram produzidos na Bélgica e distribuídos por diversos países na Europa. Eles são da linha Kinder Surpresa e têm a data de validade entre 11 de julho e 7 de outubro de 2022.

O que diz a fábrica

A fabricante do produto, a Ferrero, admitiu após análise dos lotes suspeitos “a correspondência de genótipos entre casos relatados de contaminação de salmonella na Europa e na fábrica em Arlon, Bélgica”.

De acordo com a marca, todos os países que receberam esses lotes farão o recolhimento  preventivo de parte das caixas de Kinder Surprise, Kinder Mini Eggs, Kinder Surprise Maxi 100g e Kinder Schokobons.

Segundo o site da Ferrero no Brasil, os doces distribuídos na Europa não chegaram ao mercado latino-americano. Por isso, não faria sentido o recolhimento dos produtos no mercado nacional.

 

A fábrica da Ferrero que produz todos os ovos Kinder vendidos no Brasil está localizada em Poços de Caldas, Minas Gerais.

Não existem, portanto, lotes de Kinder Ovo contaminados no Brasil e também não há qualquer caso de salmonella no país associado ao consumo de chocolates até agora.

Segundo o site do Ministério da Saúde brasileiro, “a transmissão [da salmonella] se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais”. Os principais sintomas da doença são diarreia, vômitos, febre, dor abdominal, mal-estar, cansaço, perda de apetite e calafrios.

A bactéria pode causar dois tipos de doença, a salmonelose não tifóide (também chamada apenas de salmonela), mais amena, e a febre tifoide, que costuma ser mais grave e tem taxas de mortalidade elevadas.

OUTRAS NOTÍCIAS