Líder comunitário é condenado a 9 anos de prisão e vai recorrer de decisão em liberdade

prisão

prisão

O líder comunitário Jonas Souza de Jesus, conhecido como Tio Jonas, 56 anos, foi condenado a nove anos de prisão por estupro de venerável, e sairá do Conjunto Penal de Feira de Santana na manhã desta terça-feira (12) para recorrer da decisão em liberdade. A condenação do Juiz Armando Duarte Mesquita Júnior foi publicada ontem (11).

O advogado Marco Aurélio Gomes informou ao Acorda Cidade que o tribunal permite apresentação de recursos de apelação no tribunal com o réu em liberdade.

“Estou convicto de que podemos reverter o caso, mas prefiro não comentar a decisão do juiz. Existe um entendimento recente de que apenas se for confirmada a condenação, a prisão poderá ser aplicada automaticamente, mas isso depende do caso. Não é mais uma obrigatoriedade de todo caso. O supremo permitiu que cada caso seja avaliado”, enfatizou.

Jonas Souza foi preso no dia 20 de agosto de 2015, conseguiu liberdade provisória no dia 10 de setembro do mesmo ano e após 15 dias de liberdade voltou para o Conjunto Penal de Feira de Santana. Segundo o Ministério Público, o líder comunitário descumpriu determinações da justiça, como se aproximar da família da vítima. Ele retornou ao presídio no dia 25 de setembro do ano passado, onde permaneceu preso aguardando a decisão do juiz.

OUTRAS NOTÍCIAS