Jovem descobre aos 16 anos que nasceu sem útero e vagina; entenda caso

IMAGEM_NOTICIA_5

IMAGEM_NOTICIA_5

Uma mulher grega de 27 anos revelou, em relato publicado pela BBC, como foi descobrir que é portadora de uma síndrome rara. Aos 16 anos, Joanna Giannouli descobriu que nasceu sem vagina, colo do útero e útero.

“Minha mãe me levou ao médico quando eu tinha 14 anos porque eu não estava menstruando. Ele não me examinou porque não queria tocar minha genitália e, quando fiz 16 anos, fui enviada a um hospital para um check-up. Os médicos descobriram que eu não tinha canal vaginal e sofria da Síndrome de Rokitansky. Tinha nascido sem uma vagina funcional”, afirmou.

Para que a jovem pudesse ter relações sexuais, os médicos construíram uma vagina funcional. “Fiquei duas semanas no hospital e precisei ficar em casa três meses de cama, não podia me levantar”, contou.

“Minha cirurgia em Atenas foi revolucionária”. No entanto, segundo Joanna, a vagina construída era “estreita e pequena”, o que causava fortes dores durante o sexo. “Fiz exercícios vaginais para expandir meu novo canal vaginal”.

Um dos primeiros sinais da Síndrome de Rokitansky, que atinge uma em cada 5 mil mulheres no mundo, é a ausência de menstruação. As mulheres portadoras da condição têm ovários e genitália externa (vulva), desenvolvendo também pelos púbicos e seios. Por conta do problema Joanna foi abandonada pelo noivo, aos 21 anos. “Estava noiva quando tinha 21 anos, vivendo em Atenas.

Quando contei a ele sobre minha condição, ele terminou comigo. Tudo isso agora pertence ao passado e estou bem agora. Felizmente, pelos últimos cinco anos estive em um relacionamento amoroso estável. Ele soube desde o início e escolheu ficar comigo. Sabe que nosso futuro não terá crianças”, lamentou. A jovem relatou também que foi necessário lutar contra depressão, ansiedade e ataques de pânico.

OUTRAS NOTÍCIAS