IV SIPAT: Hospital da Mulher promove atividades para prevenção de acidentes de trabalho

572018111916

Conscientizar e sensibilizar servidores cooperados para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) na prevenção de possíveis acidentes no ambiente de trabalho. Esse foi um dos temas abordados durante a abertura, ocorrida na manhã desta quarta, 4, da IV Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho (SIPAT) do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher.

Este ano o evento traz como temática central “De bem com a segurança, de bem com a vida” e, até sexta, 6, no auditório da unidade hospitalar, ocorrem debates sobre  medidas, condutas e ainda atividades voltadas para a prevenção de acidentes de trabalho.

Segundo a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da unidade hospitalar, Juvaneide Souza, a SIPAT é uma oportunidade para focar na discussão sobre possíveis doenças laborais, preservação da vida, integridade física e saúde dos trabalhadores.

“Esclarecemos aqui dúvidas de funcionamento, objetivos, realizamos palestras educativas, inspeções da estrutura física e fiscalização do uso de EPI’s com objetivo de minimizar ou sanar qualquer risco de acidente e doenças ocupacionais ao trabalhador”, explica.

Entre as atribuições da CIPA na unidade hospitalar estão a de elaborar e avaliar planos de trabalho para prevenção em segurança e saúde no trabalho.

“São verificadas situações de risco, divulgação de informações de segurança e análise de informações sobre questões que tenham interferido na segurança e saúde de cada trabalhador”, pontua Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) que mantém a gestão do HIPS.

A programação de abertura também teve a participação do técnico em elevadores Nailton Assis, da empresa Thyssenkupp Elevadores, que abordou sobre medidas e condutas a serem adotadas em situações de emergência no interior da cabine.

“É preciso sempre manter a calma, acionar o alarme e ligar para a central. Quem estiver fora do elevador, também pode ajudar mantendo a calma de quem está na cabine”, aconselha o técnico.

Os funcionários e cooperados também passaram por sessões de relaxamento com a terapeuta metafísica Yzi Bezerra a fim de melhorar o desempenho laboral, além de receber instruções sobre alimentação balanceada com as nutricionistas Edvania França e Rita Brito.

OUTRAS NOTÍCIAS