Incêndio em navio no Porto de Aratu foi totalmente debelado na noite de quarta

RTEmagicC_incendio_portodearatu.jpg

 

RTEmagicC_incendio_portodearatu.jpg

O incêndio que atingiu o navio Golden Miller, atracado no Porto de Aratu, na noite da última terça-feira (17) foi totalmente debelado na noite da última quarta-feira (18), segundo informou, em nota, o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic). Uma mancha surgiu na Baía de Todos os Santos e foi causada pelo incêndio, que gerou um vazamento de óleo.

Segundo o Cofic, em outra nota, a mancha identificada na Baía de Aratu é composta por uma mistura de óleo combustível com óleo lubrificante leve. “Seus efeitos no meio ambiente variam em intensidade, tipo e duração, de acordo com vários fatores entre os quais correntes marinhas predominantes, incidência solar e de ventos”, diz a nota.

Após a extinção do incêndio, as equipes técnicas estão concentradas no esforço de contenção e remediação do resíduo de óleo decorrente do combate ao fogo, informou o Comitê. Segundo o Cofic, uma estratégia de contenção para proteção das praias na área de influência do Porto de Aratu foi estabelecida, incluindo a implantação de seis quilômetros de barreiras para absorção do óleo. Um total de 14 embarcações e uma equipe 60 técnicos especializados em proteção ambiental estão envolvidos na operação.

Ainda de acordo com uma nota enviada pelo Cofic, as empresas Hidroclean e Gaia Ambiental realizam o trabalho de contenção e remediação e sobrevoos diários estão sendo feitos na área atingida, com a finalidade de identificar os pontos afetados e atualizar a estratégia de atuação. A Cetrel, adicionalmente a esse trabalho, está realizando o monitoramento da qualidade do ar da área e das comunidades do entorno de forma preventiva. A nota do Cofic informa que os resultados preliminares indicam que não há anormalidade na qualidade do ar.

OUTRAS NOTÍCIAS