Ideb municipal de Feira entre os piores da Bahia

escola

escola

A Escola Joselito Amorim (nota 3,9) foi uma das poucas que conseguiram alcançar a meta para as séries iniciais.

A educação pública em Feira de Santana nunca esteve em posição adequada ao tamanho e importância da cidade desde que o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) começou a ser divulgado, de dois em dois anos, a partir de 2005. Mas o resultado nunca foi tão ruim quanto o que veio a público sexta-feira, referente ao ano de 2013.

Como sempre ocorre, as notas são ruins tanto para a rede estadual quanto municipal. Esta última, porém, conseguiu piorar mais. Retrocedeu à nota de 2007 entre os alunos do 9º ano (8ª série) e à nota de 2009 entre os alunos do 5º ano (4ª série).

Está entre as últimas colocadas entre as redes municipais da Bahia nas séries iniciais (avaliadas pela nota do 5º ano). Sua nota 3,4 é pior que de 324 cidades. Está empatada com os vizinhos Antônio Cardoso, Santa Bárbara e Conceição da Feira, e com cidades sertão adentro, como Canudos e Monte Santo. E à frente de apenas 61 (outras 9 cidades não tiveram nota divulgada).

Nas séries finais (notas do 9º ano), a rede municipal feirense está na posição 190 entre 382 cidades listadas. Pode parecer, mas não é um alento. A nota das séries finais é inferior às iniciais. Só que as outras cidades baianas conseguem ser piores nesta etapa.

Listamos todas as cidades com nota igual ou menor que Feira de Santana. As que tiveram menos que 3,4 não foram incluídas.

OUTRAS NOTÍCIAS