Hospital Geral Clériston Andrade celebra 40 anos de funcionamento

hcga_neysilva_acordacidade-4

Uma programação especial aconteceu na manhã desta quinta-feira (14) na área verde da unidade hospitalar.

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, celebrou na manhã desta quinta-feira (14), os 40 anos de funcionamento, sendo consolidado como a maior unidade pública hospitalar da rede própria do interior da Bahia, servindo a macrorregião centro-leste e 126 municípios compactuados.

A programação em comemoração às quatro décadas, teve início na tarde de terça-feira (12), com uma missa na Igreja Santo Antônio dos Frades Capuchinhos. Na manhã desta quinta-feira, foi realizada uma cerimônia na área verde da unidade hospitalar, com a presença da secretária estadual de Saúde Roberta Santana.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a gestora parabenizou o HGCA e destacou que mais de dois milhões de pacientes, são atendidos na unidade.

“É uma alegria enorme, são 40 anos. O Clériston com toda a sua trajetória, com toda a sua grandiosidade de acolhimento a todas essas pessoas, são mais de dois milhões de habitantes que estão cobertos por esse hospital. Então, é muito grande todo o carinho, todo o cuidado e todo o crescimento de história profissional, da assistência pública do estado que o Clériston representa. É o maior hospital do interior do estado, e sem dúvida, tem trazido cada vez mais, melhoria de inovação, pesquisa e assistência, que acolhe a todos. Esse é o grande marco do Clériston. A porta da gente está sempre aberta para acolher qualquer paciente, qualquer lugar. Então quero aqui agradecer aos profissionais, em nome do nosso governador Jerônimo, todo o carinho, e a gente tem muito mais para crescer com o Clériston”, afirmou Roberta Santana.

Ainda de acordo com a secretária, novos investimentos serão aplicados no HGCA.

“Já já, o nosso governador Jerônimo vem aqui, a gente vai entregar 84 leitos, que estão finalizando, reforma e ampliação. A gente vem para poder dar o ‘grande’, que a gente entende hoje, que é a grande solução para uma questão da hemodinâmica, que é a parte de angioplastia, cateterismo, arteriografia, a gente poder fazer todo esse serviço aqui no Clériston. Hoje é feito de serviço contratualizado pela Santa Casa, mas a gente quer sim ter essa diferença aqui dentro. Então, vai estar ampliando, mas a gente volta para anunciar com o governador Jerônimo”, informou ao Acorda Cidade.

Segundo Cristiana França, diretora-geral do HGCA, é necessário que haja responsabilidade para administrar uma unidade tão complexa como é o Clériston, e segundo ela, isso também não seria possível sem a dedicação de cada profissional.

“É uma honra estar fazendo parte dessa unidade de saúde tão complexa. Também sabemos da responsabilidade que é administrar um hospital como o Clériston Andrade. Tudo aqui é muito grande, é muito intenso, não é? E por isso, a nossa responsabilidade. Mas também a gente tem visto a dedicação de cada funcionário que aqui está na questão da prestação da assistência. Lembramos também que o Clériston não é só assistência, mas também é tecnologia. Hoje os números do Clériston, de 2023 para cá, são números muito significativos. De atendimentos, de procedimentos, em emergência, nos ambulatórios, então, sabemos que é uma responsabilidade muito grande, mas com o apoio do governo do estado e da secretaria de Saúde, a gente tem feito um trabalho muito bacana”, declarou.

Com informações e com foto do Acorda Cidade

OUTRAS NOTÍCIAS