Hospital da Criança registra surto de Influenza H3N2; 60 dos 97 casos de infectados de Feira de Santana são pacientes da unidade

image.psd-56-

O Hospital Estadual da Criança (HEC), que fica em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, está com surto de Influenza H3N2. A informação foi divulgada pela prefeitura, por meio de nota.

Dos 97 casos de infectados na cidade, 60 são pacientes que estão na unidade hospitalar pediátrica. De acordo com o prefeito Colbert Filho, o surto impacta diretamente o município e pode comprometer a capacidade da unidade pediátrica estadual.

“Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e auxiliares da saúde passam a ter limitações de atendimento e assistência”, salienta.

Entretanto, o gestor assegurou que a rede municipal de saúde está pronta para ajudar e colaborar no que for necessário com o HEC.

“Acabei de fazer uma visita nas UPA’s da Queimadinha e da Mangabeira. O governo municipal está pronto para ampliar espaços de assistência com reforço da equipe saúde”, afirmou.

O Hospital Estadual da Criança foi inaugurado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) em 26 de agosto de 2010, para atender pacientes entre 0 e 18 anos incompletos. A unidade hospitalar também conta com maternidade no local, inaugurada em 19 de Dezembro de 2017, que realiza partos de alto risco e cirurgias obstétricas.

Atualmente, o HEC possui 240 leitos de internação e 31 de emergência.

Em nota, o Hospital Estadual da Criança negou que há surto de H3N2 na unidade. Segundo a empresa, de dezembro até esta quinta-feira (6), 44 dos cerca de 1.500 colaboradores da unidade, testaram positivos para a doença.

De acordo com o Hospital Estadual da Criança, atualmente, três casos são considerados e os demais já retornaram às atividades habituais.

O HEC explicou que no primeiro momento de apresentação de sintoma gripal, o colaborador é afastado e a escala é coberta por outro profissional do setor, o que não ocasiona prejuízo para o atendimento assistencial.

Além disso, o HEC também esclareceu que, no mesmo período, 18 pacientes testaram positivo para a H3N2, sendo que sete estão ativos e internados.

O hospital informou que a unidade tem feito teste para diagnóstico Covid-19, H3N2 e Influenza de todos os colaboradores e pacientes com qualquer sintoma gripal, e todos os colaboradores fazem uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e seguem os protocolos de combate às síndromes gripais.

Informações: G1

OUTRAS NOTÍCIAS