HGCA será cenário de Simulação Realística de acidente em massa com produtos químicos neste sábado

150961-3

150961-3

Pela primeira vez, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, será palco de uma simulação realística de acidente em massa envolvendo produtos químicos e ataque terrorista. A ação faz parte do 3º Congresso Internacional de Desastres em Massa (Cidem), que será realizado entre os dias 23 e 25 de agosto, no municípío. Nesta terça-feira, 21, foi realizada uma reunião entre representantes do Cidem e do HGCA para definir todos os detalhes da simulação, que será realizada na manhã deste sábado (25).

O simulado de acidente em massa e treinamento das agências com instituições envolvidas será iniciado no espaço da Fazenda do Menor (Famfs) e mais de 30 vitimas fictícias serão encaminhadas para o HGCA, algumas inclusive por helicóptero e ambulâncias. O evento espera reunir cerca de três mil pessoas e terá 500 voluntários como vitimas participando do cenário. Somente no HGCA mais de 100 voluntários estão envolvidos nesta ação.

O Cidem é organizado por professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e reúne palestrantes e especialistas de mais de 15 países como Japão, Argentina, Peru, Portugal e México. A etapa teórica ocorrerá na Uefs e na Faculdade Unef.

Sobre o Cidem

Atendimento e identificação de vitimas de desastres envolvendo produtos perigosos” é o tema do 3º Congresso Internacional de Desastres em Massa (Cidem), que será realizado entre os dias 23 e 25 de agosto.

O congresso tratará de temas envolvendo o atendimento e identificação de vítimas de desastres envolvendo produtos perigosos (QBRN-Químicos, Biológicos, Radioativos Nucleares), com a participação de profissionais da saúde, peritos nacionais e internacionais, psicólogos forenses, forças armadas e auxiliares, entre outros. No evento serão realizadas palestras e práticas voltadas para o tema, assim como apresentações de trabalhos científicos. Peritos e Professores de diversos países já estão confirmados como palestrantes.

O objetivo é trocar experiências em âmbito local, nacional e internacional e aproximar a realidade acadêmica da realidade diária de profissionais que estudam, treinam e atuam em situações de desastres. O Japão reconhece a importância e a experiência das etapas do evento e por isso, estará participando dos treinamentos para aplicar nas Olimpíadas de 2020.

Mais informações no endereço eletrônico: https://www.sympla.com.br/iii-cidem—congresso-internacional-de-desastres-em-massa__244552 

OUTRAS NOTÍCIAS